As falas racistas da ex-musa da Gaviões da Fiel, Ana Paula Minerato, causaram uma grande revolta nas redes sociais na segunda-feira (25), ao ponto de famosas baianas se pronunciarem sobre o caso. Sem papas na língua, personalidades negras usaram a visibilidade que possuem para pedir justiça e refletir sobre o preconceito racial do país.
Leia mais:
Ex-Fazenda é detonada por suposto áudio com falas racistas: "Neguinha"
Ana Paula Minerato é demitida da Band após acusações de racismo
Ex de Ana Paula Minerato se pronuncia após falas racistas
Rosiane Pinheiro
Dançarina, ex-Fazenda e influenciadora, Rosiane Pinheiro gravou um vídeo com um relato forte, se identificando com as dores da moça que Ana Paula havia citado no áudio. Ela declarou que as falas preconceituosas atingiram uma grande parte das mulheres, afinal, a maioria do Brasil se identifica como negra ou parda.
"Ana Paula, tá aqui mais uma neguinha do cabelo duro, com pé na África, não é assim que você falou? Pois é, mais uma entre a nação brasileira. Você esqueceu que você mora em um país onde a maioria somos nós?", disparou.
Rosiane definiu Minerato como “totalmente insegura” e “totalmente desequilibrada” e pediu que o caso não termine em pizza, como muitos outros que já aconteceram.
Assista:
“Eu acho que é uma falta de respeito total. Não é falta de conhecimento, é crime, e eu acredito que você já saiba disso. Não pode passar batido não, não pode, todas nós temos que nos posicionar, é inaceitável”, falou.
Tia Má
A jornalista, atriz e escritora Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, fez uma postagem discreta no ‘X’ (antigo Twitter). Apesar de não ter citado o nome de Ana Paula Minerato, a mensagem foi interpretada pelos internautas como uma alfinetada direta à ex-musa.
“Nenhum racista se incomoda de ser racista, só se incomoda de ser descoberto ou descoberta”, escreveu.
Intelectual Diferentona
A professora doutora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), escritora e palestrante Bárbara Carine, consagrada na internet como "uma intelectual diferentona", fez um vídeo analisando as falas racistas da ex-Fazenda. Para ela, Minerato reforçou duas grandes dores do povo preto, pois falou sobre o cabelo e a herança africana.
“A fala da ex-musa da Gaviões da Fiel, Ana Paula Minerato, atravessa a nossa comunidade negra em dois pontos, que são pontos históricos de dor: a questão da construção da nossa identidade capilar e a questão da construção da nossa identidade das nossas raízes ancestrais africanas”, lamentou.
Bárbara Carine finalizou o vídeo parabenizando a atitude da escola de samba na qual Ana Paula Minerato desfilava, em São Paulo, por ter feito o desligamento dela de imediato.
Confira:
Tainara Ferreira
A consultora de diversidade e letramento racial Tainara Ferreira refletiu sobre o fato do preconceito contra o cabelo crespo ainda ser muito presente no Brasil. Ela fez uma gravação para expor a opinião dela.
Sem rodeios, Tainara cobrou que os patrocinadores de grandes eventos avaliem que tipo de pessoas estão sendo contratadas, especialmente no Carnaval, uma das maiores festas populares da nação.
“Ainda estamos há tempo de que as marcas, de que os camarotes e de que as escolas de samba repensem em quem vocês estão colocando dentro das estruturas de vocês”, declarou.
Por fim, a consultora racial baiana pediu que o caso de Ana Paula Minerato seja devidamente julgado.
Veja:
“Cancelamento de internet ainda não muda a vida de ninguém. Que os desdobramentos disso sejam na altura do crime cometido para que sirva de exemplo, se não continuaremos ainda atrasados, falando de cabelo em pleno 2024. É por isso que as coisas continuam do jeito que estão”, concluiu.