
Além do Dia do Trabalhador, o Brasil também comemora, nesta quinta-feira (1º), o Dia da Literatura Brasileira, data que celebra uma das expressões culturais mais potentes do país, marcada pela diversidade temática que atravessam os séculos. Ainda que enfrente períodos de menor visibilidade, a literatura nacional resiste e ganha novo fôlego com autores contemporâneos e reedições de clássicos que continuam dialogando com o presente.
Leia Também:
Em tempos de mudanças sociais, a leitura ainda se mantém como ferramenta de reflexão e construção de identidade. Pensando nisso, o Portal MASSA! reuniu cinco títulos nacionais que ajudam a revisitar o passado, olhar o presente e imaginar outros futuros possíveis.
Se ligue nos livros para 'viajar' neste feriadão:
Ao avesso da pele, de Jeferson Tenório
Vencedor do Prêmio Jabuti de Romance Literário em 2021, o livro acompanha a trajetória de Pedro, um jovem que tenta reconstruir a memória do pai, Henrique, assassinado durante uma abordagem policial.
A partir dessa investigação pessoal, a narrativa atravessa temas como racismo estrutural, violência do estado e as marcas que o preconceito deixa no corpo e na mente de um homem negro.

Dias de se fazer silêncio, de Camila Maccari
Primeiro livro publicado da autora, a trama se passa em uma cidade do interior e acompanha a volta para casa de Rui, um menino de 10 anos que enfrenta uma doença terminal.O reencontro com a irmã Maria, que narra a história, marca o retorno ao convívio familiar após um longo período de hospitalizações. A obra retrata a intimidade de uma família diante do luto.

O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos
Publicado pela primeira vez em 1968, o romance se tornou um dos mais lidos da literatura brasileira e já foi adaptado para cinema, teatro e televisão. O protagonista é Zezé, um menino de seis anos que vive com a família em dificuldades financeiras na zona norte do Rio de Janeiro.
Com imaginação fértil, ele transforma um pé de laranja lima em confidente e parceiro de aventuras. Ao longo da história, o leitor pode acompanhar os desafios enfrentados pelo garoto e as descobertas da infância em um ambiente marcado pela escassez, mas também por muita fantasia.

Onze minutos, de Paulo Coelho
Com quase 25 anos de lançado, a narrativa conta a história de Maria, uma jovem que deixa o interior de Minas Gerais e vai para a Suíça em busca de independência financeira. Lá, ela se torna prostituta em um cabaré de luxo e passa a refletir sobre o significado da vida, da liberdade e das escolhas que faz para seguir vivendo. A obra se tornou um dos títulos mais traduzidos do autor brasileiro.

Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves
O romance histórico é narrado em primeira pessoa por Kehinde, ou Luisa Mahin, uma mulher africana trazida ao Brasil ainda criança como escravizada. A personagem conquista a liberdade, se estabelece como quituteira na Bahia e embarca em uma busca pelo filho desaparecido. Ambientado no século 19, o livro revisita a história da escravidão sob a ótica da mãe do advogado abolicionista, Luís Gama.

Onde encontrar?
As obras estão disponíveis em lojas online como a Amazon, em livrarias físicas e também em sites que oferecem versões em PDF. Os preços variam entre R$29 e R$60.