
Você sabe o que são zonas erógenas? São áreas do corpo humano que contêm uma alta concentração de terminações nervosas e que são especialmente sensíveis ao toque, carinho e estimulação sexual, como os genitais, lábios e mamilos. Mas existem outras regiões, pouco conhecidas, que também geram muito prazer quando estimuladas corretamente. Bora conferir!
Leia Também:
A ginecologista Raphaela Faria da Cunha conta que existe uma explicação fisiológica para o fato de determinadas regiões provocarem prazer em algumas pessoas. "Regiões como pés, nuca e axilas possuem alta concentração de terminações nervosas e receptores táteis, o que as torna mais sensíveis ao toque, à temperatura e à pressão".
Essa sensibilidade é interpretada pelo cérebro como estímulo prazeroso, liberando hormônios como dopamina e endorfina, que promovem bem-estar
Raphaela Faria
Zonas primárias e secundárias
A sexóloga Raquele Carvalho destaca que as zonas erógenas são bem particulares, uma área que pode provocar sensibilidade em uma pessoa, pode não gerar prazer em outra. Além disso, as zonas podem ser divididas em primárias e secundárias.
"É importante a gente entender que a diferença entre zonas primárias e secundárias. As primárias são aquelas que todo mundo já pensa quando se fala de zonas erógenas, que são as genitais e também mamilos. Geralmente tem uma alta densidade de terminações nervosas. As segundas são o parque de diversões, pois nosso corpo tem zonas erógenas espalhadas ao longo dele, que são pescoço, orelhas, parte interna das coxas, abdômen, lombar, couro cabelo, pés, panturrilha e parte interna do braço", contou.

Como descobrir essas áreas?
Raquele explica que "o autoconhecimento é a base, é revolucionário e vai proporcionar prazer. Com o parceiro também é legal, mas conhecer como seu corpo reage é importante".
Observe como o seu corpo vai responder a tudo isso, calor, formigamento, ereção mamária, aumento de batimento cardíaco, excitação genital e relaxamento.
Raquele Carvalho
A sexóloga também destacou que pra realizar essa exploração sozinho, é necessário fazer isso sem agonia e com leveza. "Reserve um momento sem pressa, sem interrupção. Esteja em um lugar seguro, se sentindo confortável. Use as mãos em diferentes pressões e ritmos. Experimente dedos, almofadas com pressão leve, fricção e vibração. [...] A medida que você for se estimulando, vai aprendendo como seu vai se apresentando".
Fatores emocionais
Raquele destaca ainda que fatores emocionais como ansidade e estresse podem alterar essas sensibilidades. "O corpo não separa a emoção do processo sexual. Quando estamos ansiosos, estressados ou emocionalmente sobrecarregados o sistema nervoso entra em 'modo de defesa', o corpo prioriza a sobrevivência e não o prazer", diz.
Sofrer com ansiedade, por exemplo, deixa o corpo mais rígido e em etado de alerta, e isso reduz a sensibilidade ao prazer. Aém disso, pode aumentar a sensação de incomodo ao toque, inclusive em regiões que costumam ser erógenas para a maioria das pessoas.

Anota as dicas aí, bê!
Skokka, uma das principais plataformas de anúncios do mercado adulto, preparou uma série de dicas práticas para explorar novas zonas erógenas e como estimulá-las:
➡️ Pés: massagens suaves, carícias nas solas e nos dedos podem despertar sensações agradáveis, pois há muitas terminações nervosas;

➡️ Axilas: toques delicados ou beijos nessa área ativam a sensibilidade da pele e aumentam a excitação;

➡️ Punhos: estimulação leve, seja com toques, beijos ou até segurar a mão do parceiro com atenção, pode gerar prazer inesperado;

➡️ Dedos: beijos, lambidas ou massagens entre os dedos despertam sensações finas e prazerosas, aproveitando a alta concentração de nervos;

➡️ Umbigo: carícias circulares suaves ou sopros leves podem intensificar a percepção corporal e excitar;

➡️ Nuca: beijos, lambidas ou massagem nessa região ativam terminações nervosas sensíveis e provocam arrepios;

➡️ Parte inferior das costas: carícias, toques firmes ou massagens nesta região ajudam a despertar sensações intensas e relaxantes;

Nos homens, a próstata também é uma região importante, acessada pelo reto ou pela estimulação do períneo, podendo gerar prazer intenso quando estimulada com cuidado e atenção.
