24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Na cama com o Massa!

o baiano tem o molho - 22/11/2025, 08:00 - Lais Machado

É a Bahia: Por que Salvador é uma das cidades com mais solteiros?

Capital baiana está entre as que menos vivem em união, e jovens explicam por que preferem a vida solo

Salvador é a segunda cidade com mais solteiros do Brasil
Salvador é a segunda cidade com mais solteiros do Brasil |  Foto: Reprodução/ Freepik

“A pista tá salgada”, dizem os solteiros; e em Salvador isso não é diferente.A capital baiana lidera o ranking nacional de “descasados”, e também o de quem segue solteiro.

Leia Também:

É o que mostra o Censo 2022 do IBGE, que analisou a nupcialidade e a estrutura familiar dos brasileiros. Em Salvador, apenas 44,7% da população vive em união conjugal. Entre as capitais, a cidade só fica atrás de São Luís (44,5%) na lista de lugares com menos casados.

Aí surge a pergunta: por que a galera está optando pela solteirice em vez da vida a dois? O Portal MASSA! fez um levantamento com o público, a maioria sendo jovens entre 18 a 25 anos, moradores de Salvador, e mais da metade afirmou estar solteiro.

Idade dos contemplados pela pesquisa. Fonte: Portal MASSA!
Idade dos contemplados pela pesquisa. Fonte: Portal MASSA! | Foto: Reprodução/ Portal MASSA!

A geração atual quer "fugir do laço" ?

Para o psicólogo clínico especialista em casais, Jarbas Cersosimo, a explicação é simples: as pessoas estão cada vez mais egoístas, buscando sempre o próprio prazer.

Aspas

As pessoas abraçaram a liberdade, mas esqueceram da responsabilidade. Acreditam que tudo precisa ser leve, rápido e gratificante, e acabam criando uma intolerância natural ao desconforto

Psicólogo clínico Jarbas Cerosimo

Segundo ele, o individualismo crescente é um sintoma da geração. Muita gente está mais preocupada em viver o próprio prazer do que construir algo a dois.

Jarbas reforça que a falta de maturidade emocional também é um dos grandes fatores por trás da escolha pela vida de solteiro.

Número de solteiros em Salvador contemplados pela pesquisa. Fonte: Portal MASSA!
Número de solteiros em Salvador contemplados pela pesquisa. Fonte: Portal MASSA! | Foto: Reprodução/ Portal MASSA!

"Relacionamento é desconfortável, ele vai gerar as suas situações difíceis. Então, cada vez mais as pessoas trazem a escolha de não querer se relacionar, como se fosse uma fuga do compromisso e não uma falta de amor", afirmou.

Jarbas Cersosimo, Psicólogo Clínico especialista em casais
Jarbas Cersosimo, Psicólogo Clínico especialista em casais | Foto: Reprodução/ Portal MASSA!

Entre os jovens que responderam ao levantamento do MASSA!, a tendência é clara: muitos querem “curtir a própria individualidade” ou “focar no crescimento profissional”.

Os aplicativos de namoro e a busca pelo prazer imediato

Para quem não tem paciência para cultivar vínculos, vale o ditado popular "é preciso amar o próximo", mas ao pé da letra: se o relacionamento deu errado, é “obrigado, próximo”.

A busca por relações rápidas e focadas apenas no prazer imediato faz com que muitos solteiros recorram aos aplicativos de namoro. Uma pesquisa do happn aponta que 51% dos usuários usam as plataformas não para se relacionar, mas para inflar o ego com curtidas.

Número de usuários de aplicativos de namoro em Salvador. Fonte: Portal MASSA!
Número de usuários de aplicativos de namoro em Salvador. Fonte: Portal MASSA! | Foto: Reprodução/ Portal MASSA!

No levantamento do MASSA!, mais de 40% disseram já ter usado aplicativos, alguns justificando a solteirice como “vantagem de conhecer pessoas novas” e até pela “falta de homens com postura de homem”.

Mas ainda há quem prefira o modo raiz: “Nunca senti que precisava de um desses aplicativos para conhecer pessoas, e também não me sinto segura com a ideia de usar”, contou uma entrevistada.

'Esperei chegar o verão e tirei a aliança do dedo'

Tudo que é bom dura pouco, e alguns relacionamentos parecem seguir o mesmo ritmo. Mas, segundo Jarbas, as separações não têm tanto a ver com a chegada das festas, e sim com a falta de manutenção da relação.

Os motivos mais comuns que ele observa no consultório são:

➡️ Desorganização financeira
➡️ Adultério
➡️ Família intrometida

“Tem casais que até se gostam, mas não sabem conversar, reparar danos ou assumir responsabilidades pelos próprios erros. A relação vai se desgastando em pequenas feridas não tratadas”, analisa.

Número de contemplados pela pesquisa que pretendem frequentar festas populares. Fonte: Portal MASSA!
Número de contemplados pela pesquisa que pretendem frequentar festas populares. Fonte: Portal MASSA! | Foto: Reprodução/ Portal MASSA!

Entre o público do MASSA!, a falta de afinidade também pesa na decisão. Mas, para o psicólogo, o pano de fundo é sempre o mesmo: falta maturidade emocional, fator que reforça a escolha pela vida de solteiro.

“Você percebe que muitos relacionamentos têm afeto, têm amor, mas a pessoa não quer mais o compromisso. Falta maturidade emocional para lidar com o desconforto que o compromisso exige. Hoje, muita gente deixa de se relacionar porque está emocionalmente fraca e foge da responsabilidade que uma relação demanda”, conclui.

exclamção leia também