27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

quem casou, casou - 05/11/2025, 17:00 - Da Redação

Salvador lidera ranking da solteirice e é campeã dos ‘descasados’

Capital baiana tem mais pessoas que terminaram uniões e é a segunda com mais solteiros do país

Salvador ainda está entre as cinco cidades com mais divórcios do país
Salvador ainda está entre as cinco cidades com mais divórcios do país |  Foto: Reprodução/ Pexels

Salvador é oficialmente a capital dos solteiros e dos “descasados”. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo IBGE, a cidade aparece em 1º lugar entre as capitais com maior número de pessoas que já viveram em união e se separaram, e em 2º lugar no ranking dos que nunca viveram em união.

Leia Também:

O levantamento, feito a partir do Censo de 2022, analisou a nupcialidade e a estrutura familiar dos brasileiros. A pesquisa dividiu a população em três grupos: quem vive em união, quem já viveu e quem nunca viveu em união. Isso significa que até quem namora, mas não mora junto, pode ter entrado no grupo dos “solteiros”.

💔 Mais solteiros e menos casados

Em Salvador, apenas 44,7% das pessoas vivem em união conjugal, segundo o Censo. A capital só perde para São Luís (44,5%) no ranking das capitais com menos pessoas casadas ou morando juntas.

Por outro lado, 23,8% dos soteropolitanos “descasaram”, ou seja, já viveram em união, mas atualmente não vivem. Com esse número, Salvador saltou da 4ª para a 1ª posição no país.

Cidade com maior divórcios

O levantamento do IBGE também revelou que São Paulo lidera em números absolutos de divórcios, com 26,1 mil registros em 2022, seguida por Rio de Janeiro (12,8 mil) e Brasília (8,4 mil).

Salvador aparece em quinto lugar, com 4,8 mil separações no mesmo período. Apesar do aumento nas dissoluções, o país também registrou uma leve alta de 4% nos casamentos em 2022, após anos de queda. Desde 2015, o número de matrimônios vinha caindo, com o auge da redução em 2020, ano da pandemia, quando o total despencou 25% em relação a 2019.

Em 2021, as uniões começaram a reagir, somando 932 mil casamentos, número que subiu para 970 mil no ano seguinte, segundo o IBGE.

exclamção leia também