29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

baiano raíz - 05/11/2025, 12:18 - Da Redação

Ex-jogador baiano pendura as chuteiras e leva 'swing' para a Europa

Tom da Bahia leva a energia do axé e do samba para o mundo à fora

Wellington Dantas iniciou a carreira artística como Tom da Bahia
Wellington Dantas iniciou a carreira artística como Tom da Bahia |  Foto: Divulgação

Nascido em Itabuna, no sul da Bahia, o ex-jogador Wellington Dantas fez sua carreira jogando na Europa, mas não deixou suas raízes de lado e levou o axé para o povão do Velho Continente. Aos 43 anos, ele pendurou as chuteiras e partiu para o meio musical, com o nome artístico: Tom da Bahia.

Leia Também:

Ele, que é considerado um dos maiores propagadores da cultura baiana na Europa, já protagonizou diversos shows em bares, restaurantes e pequenos eventos em Paris, mesclando o português e o francês em ritmos como o Axé, Afoxé, Samba de Roda e Ijexá. Em 2018, ele estreou como cantor com o EP 'Xa Lá Lá' e fez sucesso na web.

Devido a uma lesão, Wellington teve que se aposentar aos 27 anos, mas a sua vocação pela música desde a infância ascendeu uma paixão adormecida. Fora do futebol, Tom decidiu empreender em um restaurante na Cidade da Luz e a música cruzou novamente o seu caminho.

"Certo dia, um músico se apresentava no meu antigo restaurante, em Paris, e esqueceu o seu violão após o show, e ele ficou por lá durante todo o fim de semana. Então resolvi tentar tocar: coloquei ele contra meu peito e dei uma arranhada, porque eu não sabia fazer nada com ele naquele momento. Eu vi que aquele som me agradou, então comprei um violão pra mim pra aprender a fazer alguns acordes. Seis meses depois percebi que o violão seria, na verdade, o instrumento da minha nova profissão depois dos 30 anos até o final da vida", contou.

Trajetória na música

Há 16 anos fora dos gramados, o ex-meio campista do Alético-Mineiro já 'bombou' em shows ao lado do conterrâneo, Pablo, e abriu eventos para outros artistas como Maria Rita, Fábio Júnior e Leonardo. Durante a pandemia lançou o seu primeiro DVD 'Tom Dantas da Bahia Ao Vivo In Paris', com músicas autorais e releituras.

Desde então, prestes a completar oito anos de carreira, o artista já participou de eventos expressivos como o show comemorativo das Olimpíadas de Paris de 2024, sendo o único artista brasileiro, apresentação especial na sede das Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), show na Associação Gol de Letra, na França, do também ex-jogador e filantropo Raí, e show em Roland Garros, um dos maiores torneios de tênis do mundo.

Agora, Tom da Bahia pretende voltar ao Brasil em novembro para se apresentar no 42º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que será realizado entre os dias 05 e 08 no Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

"Abrir o verão começando pelo Rio de Janeiro será gigantesco! Pra mim vai ser uma honra fazer quatro apresentações nesse evento tão importante na Cidade Maravilhosa. Com certeza deve me abrir muitas portas. Estou muito feliz com a oportunidade", celebrou.

Carreira

Apesar de baiano, Wellington Dantas, ou Tom da Bahia, iniciou sua carreira profissional em 2001 no Atlético Mineiro e depois partiu para a Europa, onde defendeu times como Aalborg (Dinamarca), Red Star e Sannois (França). Tempos depois, ele foi para a Ásia e Oriente Médio, onde jogou pelo Al Saylia (Catar) e Al Kalba (Emirados Árabes Unidos).

Wellington Dantas em ação com a bola
Wellington Dantas em ação com a bola | Foto: Divulgação

exclamção leia também