
A Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro da Ondina, em Salvador, está com uma programação gratuita de visitação ao planetário durante este mês de setembro. Os interessados podem visitar o local de terça a sexta-feira, das 18h30 às 20h.
Leia Também:
No total, cerca de nove eventos astronómicos estão previstos para acontecer no período, mas dois deles já foram registrados. Porém a visibilidade dos fenômenos não é garantida, pois depende de alguns fatores como a posição dos planetas e a interferência de elementos externos.
O que é um planetário?
Um planetário é um espaço educativo e cultural equipado com um projetor especial que reproduz o céu estrelado em uma cúpula, simulando o movimento dos astros, planetas e outros fenômenos do universo.
Funciona como uma espécie de cinema imersivo da astronomia, permitindo que o público compreenda de forma visual e interativa como acontecem eclipses, fases da lua, rotações da Terra e até viagens pelo espaço profundo.
No caso do planetário da UFBA, também são disponibilizados aparelhos como telescópios de alta resolução e projetores digitais, que potencializam a experiência do público e garantem a imersão da sala para acompanhar os eventos galácticos. Por meio dos aparelhos, é possível observar estrelas, planetas, constelações em detalhes.
Confira os fenômenos previstos para setembro:
🗓️ 01/09: Conjunção de Vênus com o aglomerado de Presépio, na constelação de Câncer;
🗓️ 07/09: Eclipse lunar total, visível em vários continentes; no Brasil, será penumbral em parte do Sudeste e Nordeste;
🗓️ 08/09: Lua quase cheia em proximidade com Saturno, visível a olho nu;
🗓️ 12/09: Lua ao lado do aglomerado das Plêiades, na constelação de Touro;
🗓️ 16/09: Conjunção da Lua com Júpiter antes do amanhecer;
🗓️ 19/09: Lua fina em alinhamento com Vênus, espetáculo visível no céu;
🗓️ 21/09: Lua Nova, ideal para observar estrelas e constelações;
🗓️ 22/09: Equinócio de Primavera no hemisfério sul, às 15h19;
🗓️ 27/09: Lua, Marte e a estrela Spica formam um trio brilhante na constelação de Virgem.