
Estudantes que querem dar um gás na vida acadêmica podem tentar uma nova oportunidade a partir desta quinta-feira (23), quando abrem as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. O cadastro deve ser feito até as 23h59 do dia 30 de outubro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).
Leia Também:
O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de novembro, e quem for pré-selecionado precisará confirmar os dados na instituição de ensino entre os dias 5 e 6. O programa terá apenas uma chamada, mas quem ficar de fora ainda pode ser chamado pela lista de espera, que vai de 13 a 28 de novembro.
Para participar, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Só pode se inscrever quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554). Ficam de fora os treineiros e quem já tem um financiamento ativo.
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, que cobre 100% das mensalidades para quem tem renda de até meio salário mínimo (R$ 759) e está inscrito no CadÚnico. Essa modalidade também garante cotas pra pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação será feita com base nas notas do Enem e nos critérios de prioridade definidos pelo MEC.