
Entrou para a contagem regressiva o tempo que os candidatos têm para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será realizado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil.
Essa fase final da chegada de um dos momentos mais esperados por aqueles que sonham ingressar num universidade, gera ansiedade, medo e alta expectativa. E, apesar das provas já estarem próximas, ainda há tempo para seguir colocando as revisões e os estudos em dias.
Leia Também:
Nesta reta final a concentração à rotina de estudos faz toda diferença. E, segundo a astróloga Giovanna Guarnieri, embora muitas pessoas não acreditem, até a astrologia (sistema de interpretação que, por meio do mapa astral, busca entender a influência das posições dos corpos celestes na Terra e na vida das pessoa) tem relação com a rotina de estudos, podendo, inclusive, impactar no rendimento de cada pessoa para pessoa.
"A astrologia pode influenciar a forma como cada pessoa organiza sua rotina de estudos. Isso acontece porque cada mapa astral é único e mostra tendências individuais. Um exemplo é a posição de Mercúrio, planeta ligado à comunicação e ao raciocínio: dependendo de onde ele está no mapa, a pessoa pode aprender melhor de forma mais prática, intuitiva ou até visual. Por isso, entender o próprio mapa ajuda a descobrir os métodos que mais funcionam para você e tornar o processo de estudo mais eficiente", disse.
Ainda de acordo con ela, todos os signos são impactados, já que a astrologia não fala apenas do signo solar, mas da interação entre planetas, signos e casas do mapa astral. "O mapa é como uma fotografia do céu no momento do seu nascimento, que mostra como essas energias influenciam sua forma de agir, pensar e até de se concentrar nos estudos. Por isso, a astrologia interfere, sim, nas nossas relações, na maneira como organizamos a rotina e no jeito que lidamos com desafios. Cada pessoa sente esses reflexos de uma forma diferente, de acordo com o seu mapa”, explicou.

Para os candidatos que vão fazer as provas do Enem, a astróloga deixou orientações para ajudar na concentração durante os estudos. “Na reta final de preparação, cada signo pode usar sua própria energia como estratégia. Os signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) funcionam bem com cronogramas e revisões práticas; os de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) podem apostar em revisões rápidas e intervalos ativos, para não perder energia; os de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) se beneficiam de resumos e mapas mentais, que estimulam a criatividade; e os de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) podem potencializar o aprendizado em ambientes tranquilos, com foco no equilíbrio emocional. O segredo é entender como cada energia funciona e adaptar a rotina de estudos a isso”, alertou.
Essa influência da astrologia vai além dos estudos. Tem quem se identifique com o que foi dito pela astróloga, como é o exemplo da jornalista e aquariana Natane Ramos, que trabalha com produção de textos. “Sempre trabalho ouvindo música, pois ruídos externos sempre me deixam distraída. Na época da escola tive algumas dificuldades de concentração, mas sempre que encontrava algo que realmente gostava, focava e tornava-se a nova obsessão. Acho que foi assim com alguns livros e temáticas específicas. Um exemplo são as guerras sino-japonesas, que despertei um interesse em conhecer mais e comecei a ler livros e artigos sobre. Assim como a cultura grega na época do ensino médio, aí comecei a ler Percy Jackson e etc”, disse Natane.