
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, brotaram nas redes sociais, nesta sexta-feira (10), para convocarem a galera a baixar o aplicativo MEC Enem, que funciona como uma simuladão do vestibular. A opção pode ser fundamental para quem não consegue pagar um cursinho preparatório.
Leia Também:
Quem deseja entrar em uma universidade pública em 2026 ou até mesmo conseguir uma bolsa em alguma instituição de ensino particular, já pode baixar gratuitamente o app nas lojas de aplicativo: Android e iOS, além da opção pelo computador.
A ferramenta digital oferece simulados com questões de provas anteriores, trilhas de estudo com vídeos e apostilas, uma assistente virtual para tirar dúvidas e montar cronogramas. Além das opções já listadas, os vestibulandos também pode treinar a redação no papel, mandar a foto para o app, que é corrigida e ainda rola umas sugestões do que melhorar.
"Isso aqui é o MEC Enem, uma plataforma com o que há de mais moderno, para o jovem ou qualquer brasileiro que queira se preparar para fazer a prova do Enem. A prova do Enem é o acesso para as políticas que o senhor (Lula) criou: o Prouni, o Fies e o Sisu", explicou o ministro Camilo.
Em conversa entre o presidente e o ministro, Camilo Santana explicou que antes do aplicativo não havia nada gratuito na internet como a opção recém-lançada. "Vocês perceberam a chance que vocês estão tendo? Estão tendo a chance de ter tudo que nós não tivemos. Portanto, agora, só não passa no Enem quem não quiser", declarou Lula.
📢 Atenção, estudantes! O MEC Enem, o Simuladão do Enem, já está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo, para Android, iOS e também pelo computador. É gratuito!
— Lula (@LulaOficial) October 10, 2025
O app oferece simulados com questões de provas anteriores, trilhas de estudo com vídeos e apostilas, uma… pic.twitter.com/uCx8IxJgtb
Quando acontece a prova?
As provas do Enem acontecem em dois domingos: 9 e 16 de novembro, com exceção do Belém, Ananindeua e Maritub, no Pará, que serão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30.
O exame, que acontece anualmente, é o principal vestibular para acessar a universidade, além das demais políticas públicas de ensino, como o Fies e o Prouni. As inscrições já foram finalizadas.