25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

TÁ BARRIL... - 31/07/2025, 08:15 - Leo Prado

Trânsito travado na região do Salvador Shopping deixa galera na bronca

Excesso de veículos tem tirado a paz dos motoristas que frequentam o local

Imagem ilustrativa da imagem

O Salvador Shopping, no Caminho das Árvores, é um dos grandes centros comerciais da capital baiana. No entanto, desde sua inauguração, ano de 2007, o empreendimento tem gerado reclamações devido a movimentação de seus visitantes prejudica o trânsito local, gerando longos congestionamentos em vias próximas.

Leia Também:

A maior reclamação é que nas saídas de acesso sentido Av. Tancredo Neves e Av. Paralela costumam abrigar os maiores congestionamentos. “Todas as vezes que eu venho aqui está muito engarrafado nesses pontos de saída, a partir do final da tarde. Se eu estiver no shopping, espero passar esse horário de maior movimentação para ir para casa”, conta o militar Jesiel Costa.

Aluno em uma universidade na região, o estudante Kauan Trindade ainda se queixa da desordem dos veículos que transitam em frente à entrada principal do lugar: “Muitas pessoas não respeitam que a faixa da esquerda serve para a entrada e saída de veículos. Muitos táxis e carros de aplicativo ficam parados no meio da rua, o que sempre gera um verdadeiro caos”.

Laércio Fernandes, 79 anos, é morador da região e frequentador do shopping, ele também observa o ponto de saída do estacionamento do shopping, na Rua Frederico Simões, que dá acesso à Av. Tancredo Neves, como um dos mais problemáticos. “Tem uma sinaleira que com a quantidade de carros saindo ao mesmo tempo, acaba deixando tudo travado”.

O que diz a Transalvador

Em nota, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) afirma que tem procurado soluções. Entre as ações, está uma possível mudança de acesso aos estacionamentos G1 e G2 na Alameda Salvador, e o deslocamento de um ponto de táxi para uma área interna. Além disso, o órgão diz que conversa com empresas de aplicativos de transporte para sugerir a implantação de outros pontos para embarque e desembarque de passageiros no entorno do centro de compras, que hoje acontece em grande volume na Alameda Salvador.

Imagem ilustrativa da imagem Trânsito travado na região do Salvador Shopping deixa galera na bronca
Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE

Outras estratégias foram adotadas, como consta no comunicado. “No ano passado, a autarquia municipal implantou uma passagem para a Av. Tancredo Neves, para condutores que transitam na Rua Frederico Simões (lateral do shopping) e na Alameda Salvador em direção à rodoviária e à Avenida Luís Viana Filho (Av. Paralela). Com isso, os motoristas não precisam mais parar no semáforo próximo ao centro de compras. Outra alteração foi a possibilidade de acesso à Rua Marcos Freire para condutores vindos da Rua Alceu Amoroso Lima e da Alameda Salvador, o que facilitou o acesso à Av. Paralela e ao Caminho das Árvores”, diz a nota.

Já o Salvador Shopping, por meio de nota, afirmou que atua em conjunto com a prefeitura no investimento em melhorias para a mobilidade urbana e ações que visam garantir a fluidez nos acessos ao empreendimento.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

exclamção leia também