29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

SALVADOR EM LUTO - 06/02/2025, 11:23 - Amanda Souza e Bruno Dias - Atualizado em 06/02/2025, 11:47

Tragédia no Pelourinho: turistas deram 'a ideia' sobre realidade da igreja antes de fatalidade

Guia turístico do local relatou que o centro religioso apresentava sinais de desabamento há algum tempo

Desabamento da igreja aconteceu na quarta-feira (5)
Desabamento da igreja aconteceu na quarta-feira (5) |  Foto: Shirley Stolze/Ag. A Tarde

O Centro Histórico de Salvador foi palco de uma tragédia com o desabamento do teto da igreja da Ordem 1ª de São Francisco de Assis, no Pelourinho, nesta quarta-feira (5). O acidente, que deixou cinco feridos e uma pessoa morta, gerou um sentimento de apreensão entre os baianos e turistas que tinham expectativas em visitar a região.

Leia mais:
Presidente do Iphan diz que não foram apontados riscos de desabamento
Comandante do Corpo de Bombeiros lamenta morte de jovem após teto de igreja desabar
Tragédia no Pelourinho: se ligue no estado de saúde das vítimas do desabamento

A reportagem do Portal MASSA! esteve no lugar da fatalidade nesta quinta-feira (6) e conversou com o guia de turismo Ricardo Luciano Dias. Ele afirmou que a estrutura apresentava sinais de desabamento há algum tempo e que os visitantes frequentemente comentavam sobre as rachaduras no teto, temendo um acidente.

"Os próprios turistas que nós guiávamos dentro da igreja avisavam sobre o teto. No domingo, uma pessoa olhou para o teto e viu que não estava encaixado as madeiras, estava já descolada praticamente. O turista me perguntava se não iam restaurar e eu dizia que só futuramente e agora olha o acidente que teve agora aí. Os turistas que estão em Salvador vão ficar até com medo de visitar as outras igrejas, eu creio", comentou.

Turistas 'cismados' com o local

A região do Centro Histórico de Salvador é muito popular entre os turistas que, mesmo após a ocorrência, seguiram seus roteiros de visitas nesta quinta. Apesar da preocupação com a situação, alguns relataram em entrevista ao MASSA! que o episódio não afetou suas expectativas em conhecer os pontos da cidade

Exemplo disso é Amanda Karla, que saiu de Goiás com sua filha para conhecer a capital baiana pela primeira vez e relatou que, por pouco, não estava na igreja no momento do acidente. "Fiquei muito triste. Inclusive, é um pouco assustador, porque estava no meu roteiro (a igreja), a gente tinha um plano de vir na igreja hoje e a tragédia, infelizmente, aconteceu ontem. Então foi muito impactante para a gente, sim, mas não me considero insegura, vou continuar o meu roteiro", disse.

Ivete e Amanda Karla, mãe e filha, turistas de Goiânia
Ivete e Amanda Karla, mãe e filha, turistas de Goiânia | Foto: Amanda Souza / Portal MASSA!

A mesma sensação foi compartilhada por Gilvan Marçal, morador de Brasília, que afirmou ser um grande fã da capital baiana, de sua cultura e seus pontos turísticos. Ele afirmou que tinha muita esperança em conhecer o centro religioso e ficou abalado ao saber da fatalidade, opinando que os órgãos responsáveis deveriam dar mais atenção aos patrimônios históricos da cidade.

"Eu soube há pouco tempo e fiquei bastante triste, eu tinha esperança de conhecer a igreja, mas vou tirar a foto de fora e do que puder. Eu tenho uma opinião, acho que os órgãos de restauração de patrimônio precisam verificar a segurança desses lugares e, principalmente, restaurar, porque restaurar não é reformar, então eu acho que falta um incentivo de verba para poder deixar mais seguro os locais para os visitantes", expressou.

Gilvan Marçal (segundo da esquerda pra direita), turista de Brasília
Gilvan Marçal (segundo da esquerda pra direita), turista de Brasília | Foto: Amanda Souza / Portal MASSA!

exclamção leia também