A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está em articulação com o Ministério da Educação (MEC) e a Prefeitura de Heliópolis para atender a comunidade escolar e famílias atingidas pela tragédia que resultou na morte de quatro estudantes de um colégio do município. O MEC afirma que já disponibilizou uma equipe especializada em desastres para lidar com situações traumáticas e violentas em espaços escolares.
Leia mais:
Vídeo: ataque em escola deixa 4 alunos mortos na Bahia
Massacre de Heliópolis: assassino era calado e retraído, diz professor
Saiba mais sobre Heliópolis, município onde aconteceu tragédia em escola
MP garante investigação do atentado em Heliópolis: "apuração rigorosa"
Os profissionais também são especializados em reconstituição de laços com a comunidade e a escola. Em paralelo a essas medidas, a SEC continua dando todo apoio ao município, por meio, principalmente do Núcleo Territorial de Educação 14.
Desde sexta-feira (18), uma equipe da SEC formada por sete profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social atua junto às famílias e comunidade. O trabalho conta ainda com o apoio de servidores da Secretaria de Saúde do Estado, por orientação do governador Jerônimo Rodrigues. O atendimento no município vai permanecer até que seja necessário.
A SEC também contribui por experiência que resulta do trabalho desenvolvido nas escolas da rede estadual, como parte do currículo, voltadas à prevenção ao bullyng e ao combate a todo tipo de violência, preconceito e discriminação, bem como ao fomento à cultura de paz.
Ataque
As Forças da Segurança investigam a origem da arma utilizada em ataque no Colégio Municipal Dom Pedro I, ocorrido na tarde de sexta-feira. Tragédia com quatro vítimas mortas aconteceu em um povoado da zona rural da cidade de Heliópolis.
Um adolescente de 14 anos, aluno da instituição de ensino, usou o revólver para atingir três colegas. Em seguida, ele efetuou disparo contra o próprio corpo.