O município baiano de Heliópolis, localizado no norte da Bahia, foi alvo, nesta sexta-feira (18), de um atentado contra estudantes na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dom Pedro I, situado no povoado de Serra dos Correias.
A localidade apresenta, segundo o Anuário de Segurança Pública da Bahia, publicado em 2023, uma crescente de casos de crimes violentos letais intencionais.
Leia mais:
MP garante investigação do atentado em Heliópolis: "apuração rigorosa"
Prefeito de Heliópolis se pronuncia após morte de alunos em colégio
Heliópolis: conheça a identidade dos estudantes mortos em massacre
Em 2022, de acordo com dados do último censo do IBGE, o município, de 313,438 km², apresentava 12.309 habitantes. Em 2024, a população estimada é de 13.074 heliopolienses.
Com o aumento populacional, Heliópolis tem apresentado também um aumento de casos criminais. Segundo o Anuário de Segurança Pública da Bahia, Heliópolis apresentou, entre 2021 e 2022, uma variação de 100% no número de vítimas de crimes violentos letais intencionais. Assim, a taxa de incidência de casos é de 36 para cada 100 mil habitantes.
O município registrou, nesta sexta-feira, um massacre que deixou como vítimas 3 adolescentes, identificados como Adriele Vitória Silva Ferreira, Fernanda Sousa Gama, Jonathan Gama dos Santos, todos com 15 anos. Já o autor dos disparos e também do suicídio, foi identificado como Samuel Santana Andrade, de 14 anos.
O governo da Bahia decretou luto oficial de três dias no estado. Em pronunciamento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou a tragédia. "Meus sentimentos a todos os familiares e colegas dos estudantes", disse.
De acordo com o Ministério Público, as circunstâncias do caso são investigadas.