Nesta primeira sexta-feira (3) do ano, centenas de fiéis sobem a Colina Sagrada para pedir bênçãos e proteção para o ano de 2025. Para algumas pessoas ir até a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim é tradição familiar, como é o caso da bailarina aposentada Itamar Arapiraca, de 74 anos, que revelou que ia a igreja com os pais.
“Há quase 60 anos, mais ou menos, eu venho aqui com mamãe e pai. Nossa Senhora da Boa Viagem, Bom Jesus do Navegante, todas eu estou presente". Ela também revelou o que pediu nesta sexta. “Agradecer, agradecer, né minha filha? Saúde, saúde, saúde. Esse ano saúde mais para todos nós e muita dança, muita alegria. Porque eu danço, sou aposentada, danço em nome da alegria. Sou diva da alegria”.
Leia mais:
Fartura! Galera é recebida com banquete na Sexta da Proteção
Lavagem do Bonfim: reitor da Basílica destaca importância da festa
Quem também foi influenciada pela família foi a maratonista Mara Teixeira, de 41 anos, que participa das cerimônias na Basílica desde a infância. “Na verdade, desde pequena, com minha avó, minha mãe, eu sempre vim para a Igreja do Bonfim. Nesse período e época de aniversário. E aí, continuo. E hoje vim para agradecer e pedir a proteção para o ano todo”.
As irmãs Oilda Rejane e Tainã Souza estavam juntas para pedir energia positiva para toda família. “Eu vim aqui hoje nessa primeira sexta-feira do ano agradecer a Deus, aos orixás e a toda a espiritualidade do bem. Também pedir proteção para esse ano e para todos os dias de nossas vidas. Colocar aqui toda a minha família, os meus amigos, as pessoas que eu amo, que eu quero bem e todas as pessoas que seus corações sejam preenchidas de amor”, declarou Oilda.
“E eu vim agradecer primeiramente, muita gratidão a Deus pelo ano de 2024, por tudo que a gente passou, por tudo que a gente ressignificou, por tudo que a gente evoluiu e aprendeu. E pedir muita proteção para esse novo ano, o novo ano que promete renovações, transformações e que seja, de fato. Um ano renovador e transformador nos corações de todas as pessoas. E as pessoas possam amar mais, ter mais empatia, respeito e colocar a minha família, os meus amigos, toda a população nas bênçãos do Senhor, do Bomfim”, é o que deseja Tainan.