Se a última sexta-feira do ano é marcada pela gratidão, na primeira os fiéis sobem à Colina Sagrada para pedir proteção. Centenas de baianos e turistas participam de diversas missas que acontecem na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador, ao longo desta sexta (3). As missas acontecem o dia todo de hora em hora até às 18h, exceto às 13h, que é o horário de descanso.
Leia mais:
Fiéis lotam Igreja do Bonfim nos primeiros dias de 2025
Devotos vão à Igreja do Bonfim para renovar a fé e agradecer
O padre Edson Menezes, reitor da Basílica, explicou a representatividade da 'Sexta da Proteção'.
“É sexta-feira da proteção porque os fiéis sobem a ladeira da Colina Sagrada para pedir a proteção do Senhor do Bonfim para o ano novo que está iniciando. É claro, o ano novo é sempre um período de expectativa, de sonhos, de desejos que as coisas sejam melhores e mudem”, frisa ao Portal MASSA!.
Os fiéis sobem a ladeira da Colina Sagrada para pedir a proteção do Senhor do Bonfim para o ano novo que está iniciando
O pároco aproveitou para deixar uma mensagem para este ano. ”2025 para nós cristãos católicos é um ano muito especial, o ano do Jubileu da Esperança, e para nós baianos, estamos comemorando os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia. Então será um ano muito especial, com certeza de muitas graças, de muitas bênçãos do céu e de muitas celebrações. É um ano que devemos procurar cultivar no nosso coração muita esperança", destaca.
Vale destacar que, para acolher mais pessoas, as missas acontecem do lado de fora. Além disso, diversas caixas estão espalhadas pelo local para que os fiéis possam depositar papéis com seus pedidos, que serão incinerados no dia 10 de janeiro.