O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) deve autorizar que a BYD herde os benefícios fiscais da Ford em Camaçari. A fabricante de carros elétricos chinesa comprou a planta que era da montadora americana na Região Metropolitana de Salvador.
As informações, que são do site Poder 360, garantem que o MDIC produziu um parecer para que a BYD herde os incentivos dados à Ford e o enviou para a Receita Federal analisar. Esses benefícios estavam previstos só até o final do ano que vem, mas foram prorrogados até 2032, graças à aprovação da PEC da reforma tributária.
O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, afirmou que esse benefício só será possível porque ele foi conquistado pela Ford no passado.
Leia mais:
STJ nega e ex-assessor de Binho Galinha segue no 'xilindró'
Governo quer criar regras para segurar a onda dos viciados em apostas
"[A BYD] entrou com pedido de habilitação, que está em avaliação. Se uma montadora for criar uma fábrica, não pode, porque o benefício foi concedido no passado. Hoje, só vale para os que já têm. Se a Stellantis [montadora da Fiat, Jeep e outras] fechar e vier uma empresa para comprar, também vai se beneficiar”, afirmou.