28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Eita! - 09/07/2024, 13:25 - Vinicius Portugal e Wiliam Falcão

Jero reforça que reforma tributária não irá atrapalhar BYD

Governador disse que irá buscar manter o que foi acordado com a montadora chinesa

Jero afirma que vai manter o acordo com a BYD
Jero afirma que vai manter o acordo com a BYD |  Foto: Shirley Stolze/ Ag. A Tarde

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta terça-feira (9), que a reforma tributária não afetará os carros elétricos da montadora chinesa BYD. Isso ocorre após a inclusão de um item sobre veículos elétricos no chamado 'Imposto do Pecado', que menciona que as baterias de lítio desses automóveis, quando descartadas, podem afetar o meio ambiente.

Jerônimo acredita que a isenção de impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos de até R$ 300 mil deverá ser mantida.

“Estamos tratando disso junto ao Governo Federal, ao MDIC. Pedimos ajuda à Casa Civil, pois quando eu estive com o Lula na China, ano passado, ele pediu que o governo cuidasse dos investimentos. Quando vamos lá, oferecemos incentivos e quando chega aqui a gente não pode modificar a linguagem. Então, a minha palavra ao Governo Federal é que a gente cumpra aquilo que eu prometi que na Bahia eu estou fazendo. Os incentivos desde o terreno, a nossa compra, a retomada da Ford, a isenção do IPVA [para carros elétricos], então nós cumprimos, e o Lula deu uma palavra. Eu tenho certeza que vai cumprir”, afirmou Jerônimo durante o lançamento da nova Carteira de Identidade Nacional.

O petista afirmou que, caso a medida seja aprovada, o estado manterá o que foi acordado com a montadora chinesa, que se estabelecerá no Polo Petroquímico de Camaçari.

Leia mais:

Em evento com Jero, diretora do DPT solta novidades da nova identidade

Jerônimo responde ACM e diz que ex-prefeito "traz informações erradas"

“Não vai sair nada do formato daquilo que a gente imaginou que tivesse. Estamos cuidando, o meu secretário da Fazenda está acompanhando. É uma decisão federal, mas de interesse do Estado da Bahia, porque isso trará investimentos não só para a Bahia, mas para o Nordeste. Aqui nós temos incentivos do Nordeste, além da BYD, teremos outras empresas já buscando a gente. Então estou acompanhando, minha bancada de deputados federais conversando com a Casa Civil, e farei sim o que for possível para manter aquilo que foi estabelecido”, garantiu o governador.

exclamção leia também