26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tá barril - 17/10/2024, 13:30 - Da Redação - Atualizado em 17/10/2024, 13:57

Rodoviários discutem retorno de ônibus em Salvador: "Não nos sentimos seguros"

Cinco bairros de Salvador estão sem ônibus nesta quinta-feira (17) após casos de violência

Reunião acontece na tarde desta quinta
Reunião acontece na tarde desta quinta |  Foto: Olga Leiria/Ag. A TARDE

Os rodoviários de Salvador vão se reunir na tarde desta quinta-feira (17), com equipes da Integra Salvador e da Polícia Civil, para avaliar o retorno dos ônibus nos bairros do IAPI, Alto do Cruzeiro (Pernambués), Bairro da Paz, São Gonçalo do Retiro e Pero Vaz. O atendimento nesses bairros estão suspensos depois de episódios de violência durante a semana.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia (Sindirodoviários), Fábio Primo, contou ao Grupo A Tarde que os motoristas ainda temem voltar as ruas. "Ainda não nos sentimos seguros", disse ele. A suspensão foi uma decisão conjunta do Sindicato com a Integra e a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Leia mais:
Comandante da PM declara 'guerra' contra bandidagem para manter ônibus nas ruas
Oito ônibus já foram queimados em Salvador este ano; 'preju' é de R$ 6 milhões
Após casos de violência, circulação de ônibus é suspensa em Pero Vaz

Conforme soube A TARDE, São Gonçalo do Retiro pode ser o primeiro bairro a retomar com o serviço de transporte público.

Entenda o caso

Ao todo, nove ônibus foram queimados em Salvador em 2024. O ato de vandalismo, já totaliza um prejuízo acima dos R$ 7 milhões aos cofres públicos, além de afetar diretamente a vida dos usuários do transporte.

No Bairro da Paz, o serviço de transporte foi interrompido após os manifestantes incendiarem um ônibus na segunda-feira , 14, o sétimo apenas este ano. Os veículos das linhas 1057 – Est. Mussurunga x Bairro da Paz e 1070 – Est. Mussurunga x Piatã/Bairro da Paz não estão acessando o bairro e seguem pela avenida Paralela.

Já na região de São Gonçalo houve registro de caso de violência na segunda-feira, 14. Os ônibus da linha 1118 - Term. Acesso Norte x São Gonçalo não estão acessando o bairro e passaram a utilizar a rotatória da localidade conhecida como "Cabeção", nas proximidades do Hospital Roberto Santos, para seguir em direção ao Terminal Acesso Norte pela Silveira Martins.

Em Alto do Cruzeiro, a operação de transporte foi suspenso na manhã da quarta-feira, 16, após registro de tiroteio na localidade. Os ônibus da linha 1103 - Alto do Cruzeiro x Pernambués (Circular), que atendem a região, foram remanejados para o terminal de Pernambués.

E em IAPI, um ônibus foi incendiado no inicio da tarde da quarta no final de linha do bairro. Bombeiros foram acionados para debelar o fogo do oitavo coletivo queimado em 2024 na capital baiana. O atendimento no bairro foi suspenso, e os coletivos que circulam na localidade foram desviados pelo Largo do Tamarineiro.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob) atua no monitoramento da situação das localidades. Até o momento não há previsão de retomada dos serviços nessas áreas.

exclamção leia também