30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Vamos ler! - 14/02/2025, 06:00 - Silvânia Nascimento - Atualizado em 14/02/2025, 09:45

Projeto garante à população acesso '0800' a livros pela Bahia

Além da capital baiana, espaços podem ser encontrados em diversas cidades do interior

Minibibliotecas são instaladas em espaços públicos de Salvador

Numa era em que o poder público, pais e responsáveis têm buscado estratégias para reduzir o contato de crianças e adolescentes com as telas, o projeto "Livres Livros" pode ser visto como um exemplo. Existente desde 2015, quando, naquela época, a proibição do uso de celulares em salas de aulas ainda não era tema de discussão, a iniciativa promove há 10 anos o estímulo e o acesso à leitura.

Leia Também:

Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros, o MASSA! traz a história desse projeto que, por meio de minibibliotecas, instaladas em espaços públicos de Salvador e cidades da região metropolitana e do Recôncavo Baiano, proporciona à população o direito e a oportunidade de ter contato com a leitura. A iniciativa permite, também, que as pessoas peguem livros sem a obrigatoriedade de devolvê-los e, ao mesmo tempo, incentiva a doação desse tipo de material para que mais membros da sociedade tenham acesso a livros.

"A gente foi identificando que, além do preço do livro, que no Brasil ainda é elevado, a grande maioria da população tem o primeiro acesso ao livro através das escolas públicas, e muitas das escolas públicas municipais e estaduais não possuem biblioteca. Então, é muito cruel a gente sustentar a narrativa de que as pessoas não gostam de ler, quando o próprio Estado não assegura esse direito. A partir disso, a gente colocou o livro no caminho das pessoas, através de uma casinha de livros que fica aberta 24h. Não tem controle, não tem burocracia, basta abrir e pegar. Quem pode, doa. Quem não pode, pega", explicou Raissa Martins, idealizadora do projeto Livres Livros.

Raissa Martins
Raissa Martins | Foto: Reprodução

Além da capital baiana, as minibibliotecas também podem ser encontradas em espaços públicos das cidades de Mata de São João, Camaçari e Cachoeira. Em Salvador, elas estão distribuídas nos bairros de Tubarão, Sussuarana, Nordeste de Amaralina, Costa Azul, Itacaranha, São João do Cabrito, Pituba, Itaigara e outros. "Com essa iniciativa, a gente imaginou que qualquer pessoa, como morador de rua, aquelas pessoas que estão trabalhando na rua à noite e as que têm um horário diferente, teriam acesso a isso. Então, começamos esse movimento em 2015, e hoje, a gente já tem mais de 65 unidades instaladas em mais de cinco municípios"

Para a realização desse projeto, o Livres Livros também conta com empresas parceiras que cedem espaços para a instalação das minibibliotecas, como é o caso da organização Grupo Civil, localizada no bairro do Costa Azul, em Salvador.

"Acreditamos que a leitura é um dos caminhos mais poderosos para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, incentivar o hábito de ler dentro e fora da empresa faz parte dos nossos valores. A parceria com o projeto Livres Livros nos permite contribuir para a democratização do acesso à leitura, ampliando o impacto social dessa iniciativa tão transformadora. No Civil Towers, sede do projeto, proporcionamos esse acesso também aos colaboradores do condomínio e demais empresas ocupantes do empreendimento", disse Lydia Marback, diretora de Patrimônio do Grupo Civil.

exclamção leia também