
A convite da empresa, o Portal MASSA! prestigiou a comemoração do aniversário de 70 anos do Grupo Fornecedora, holding referência no mercado de produtos e serviços para a construção pesada, indústria, setor rodoviário e agricultura. O evento aconteceu na cidade de Fortaleza (CE), no Pipo Restaurante, na noite da última quarta-feira (12), e contou com a presença de colaboradores da empresa, familiares e jornalistas. A cerimônia foi comandada por Nertan Ribeiro, presidente, André Ribeiro, CEO, e Pablo Ribeiro, vice-presidente de operações.
Em entrevista ao MASSA!, o presidente Nertan Ribeiro explicou sobre as origens, crescimento e atual alcance do Grupo Fornecedora, que começou com apenas dois funcionários: Joãozito Ribeiro, pai de Nertan e fundador, e sua esposa Nazarita.
"Vejo com muito orgulho. Muito orgulho porque a nossa empresa era muito pequena. Era só meu pai e minha mãe. Eu vivia de comprar alguma coisa para vender quando já estava vendido. Depois de sete anos que a empresa tinha sido fundada, eu entrei como menor aprendiz. Dez anos depois fui efetivado como sócio da empresa. Nós saímos de uma empresa familiar para uma empresa não familiar, com gestor e alcance. Eu jamais imaginava estar da Bahia até o Maranhão. Para nós era muito grande isso. Hoje temos mais de mil funcionários", celebrou.

De acordo com o CEO André Ribeiro, a grande força do Fornecedora é a integração. Com um quadro de oito empresas, o cliente do grupo tem uma condição de 'one-stop-buy', ou seja, tem a possibilidade de comprar vários produtos de vez.
"O carro forte é a sinergia que essas empresas têm. Eu tenho sempre marcas líderes nos mercados em que atuam. É uma venda cinética. Muitas vezes eu vendo o piso intertravado e a locação da máquina para fazer a terraplanagem que vai receber aquele piso. Depois o cliente compra a empilhadeira conosco. Muitas vezes esse mesmo cliente tem também um sítio, uma fazenda e compra o trator. É muito comum isso. Claro que tem produtos que vendem mais, mas eu acho que a gente não tem um 'best-seller'", comentou.
De origem cearense, o Grupo Fornecedora está presente em todos os estados do Nordeste, além de Tocantins, Pará, Espírito Santo e São Paulo. A holding registrou um faturamento de R$ 900 milhões em 2024 e prevê investimentos de R$ 75 milhões em 2025, representando marcas internacionais como CASE, DAF Caminhões, Dynapac, Hyster/Yale, New Holland e Zoomlion.
Impacto social
Segundo o vice-presidente de operações, Pablo Ribeiro, o grupo tem por característica prover soluções. Seja para o pequeno produtor ao grande empresário, o Grupo Fornecedora impacta diretamente a vida de diversas pessoas e gera uma ampla gama de oportunidades de emprego.

"A geração de emprego é um impacto direto. Com os produtos e serviços que a gente fornece, a gente ainda melhora a qualidade de vida da população nordestina. Como? Através dessas máquinas de construção que vão fazer açudes, barragens, fazem transposição de águas, muitas delas no Rio São Francisco. A questão das máquinas agrícolas, tratores para facilitar o cultivo da lavoura, tanto do pequeno produtor, que existe uma ampla quantidade aqui na nossa região, como dos grandes, gera um impacto numa diminuição do valor cobrado pelos alimentos", detalhou.
Conforme André Ribeiro, o Grupo Fornecedora atua dentro de um modelo ecologicamente correto, certificado no ISO 14001 e comprometido com a legislação ambiental. Ele também citou as ações sociais promovidas pela holding, por meio de programas educacionais, de inclusão e capacitação. A mais recente delas foi a criação de uma creche no município de Itaitinga (CE), onde está localizada a matriz do grupo, novidade anunciada durante o evento.
"Trabalhamos com máquinas e equipamentos com emissões certificadas. Por exemplo, hoje, na divisão de caminhões, a gente trabalha com caminhões, revenda de caminhões todos na regra de edição Euro 6. Nos produtos que a gente compra para os nossos ativos da divisão de engenharia logística, a gente também é super rigoroso na aquisição de máquinas e caminhões dentro da norma exigida pelo Brasil hoje, que também são de Euro 6", iniciou.
"A gente tem um programa em parceria com uma empresa de São Paulo, para desenvolver adultos em contraturno. A gente formou no ano passado 40 alunos na nossa área de atuação. 40 adultos com potencial de querer trabalhar, mas que não sabem fazer uma conta de matemática", completou.