26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Grande passo - 03/09/2024, 18:52 - Da Redação

Primeiro aborto de feto com malformação é realizado na Bahia

Exames médicos constataram que o feto era "incompatível com a vida extrauterina"

O feto era "incompatível com a vida extrauterina"
O feto era "incompatível com a vida extrauterina" |  Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil

Após decisão da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), uma mulher que lutava para interromper a gestação de um feto sem chances de vida e malformação teve o direito concebido no último final de semana, no interior da Bahia. A decisão foi revertida após pedido ser negado em primeira instância.

Leia também:

Câmara aprova urgência para projeto que equipara aborto a homicídio

Pedofilia: Padre preso filmava abusos sexuais e engravidou jovem

Exames médicos constataram que o feto era "incompatível com a vida extrauterina", com pulmões, rins e coração comprometidos, além da ausência de líquido amniótico. A mulher estava sendo acompanhada desde julho deste ano pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA).

Em nota, a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos e do Núcleo de Defesa das Mulheres, Lívia Almeida, revelou que apesar da decisão da Justiça chegar com atraso para a mulher, uma vez que o aborto foi realizado somente na 27ª semana, período equivalente a sete meses de gestação, a decisão é histórica.

"É uma decisão muito bem fundamentada, abordou vários pontos importantíssimos, como Estado Laico e direito à saúde mental. Não é justo submeter uma mulher a algo tão cruel como gestar e parir um filho para depois enterrá-lo. Espero que ela pavimente um caminho menos doloroso para as próximas que vierem", destacou.

exclamção leia também