
Quem usa o Pix já sabe como a ferramenta facilitou a vida de muita gente. Agora, a partir desta sexta-feira (28), o Banco Central vai liberar, em todo território nacional, a opção de pagar por aproximação, ou seja, com o celular encostado na maquininha, do mesmo jeito que já fazemos com os cartões de crédito e débito. A novidade promete agilizar ainda mais as transações.
Leia Também:
Com o Pix por aproximação, vai ser possível adicionar o método de pagamento diretamente nas carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Não vai ser preciso abrir o aplicativo do banco toda vez para fazer a transação. A funcionalidade vai começar a valer para clientes de bancos que fazem parte do Open Finance e quem tem aparelhos Android.
O valor limite para cada transação será de R$ 500, mas pode ser ajustado, ou até mesmo ter um limite diário personalizado. No entanto, vale lembrar que a opção de pagamento será facultativa, ou seja, se você não quiser usar a aproximação, pode continuar com as opções tradicionais de Pix, como a chave e o QR Code.
Como vai funcionar?
Para ativar a funcionalidade, o usuário precisa vincular sua conta à carteira digital, processo bem parecido com o que já é feito para os cartões de pagamento;
Depois, será necessário autorizar a operação diretamente com o banco;
No momento de pagar, é só escolher o Pix como forma de pagamento, aproximar o celular da maquininha, conferir os dados e confirmar a transação.