![Lula busca retomar as rédeas da comunicação do governo](https://cdn.jornalmassa.com.br/img/Artigo-Destaque/1280000/380x300/Apos-agonia-com-desinformacao-sobre-o-Pix-Lula-pri0128022500202502071059-ScaleOutside-1.webp?fallback=%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1280000%2FApos-agonia-com-desinformacao-sobre-o-Pix-Lula-pri0128022500202502071059.jpg%3Fxid%3D6142219&xid=6142219)
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem enfrentado um grande desafio no combate à desinformação, um problema de comunicação que se tornou particularmente evidente nos últimos meses, com episódios como o debate sobre a taxação do Pix após uma falha na comunicação do governo.
O assunto gerou uma onda de confusão nas redes sociais, afetando diretamente a credibilidade das políticas governamentais e gerando insegurança entre os cidadãos.
Leia também:
Lula injeta grana 'gorda' na Bahia e garante mais oportunidades: "Como todos sonham"
Sem 'viralatismo', Lula quer grantir relação cordial com Donald Trump
O presidente, em entrevista ao Grupo A TARDE, reforçou a importância de uma comunicação clara e eficaz para superar esse obstáculo e esclarecer os fatos diretamente à população. Lula destacou o papel fundamental da comunicação para o fortalecimento da relação entre o governo e os cidadãos.
"O que nós vamos fazer a partir de agora é conversar cada vez mais com a população. Dar mais entrevistas, estar mais presentes para esclarecer o que está acontecendo e mostrar quais são nossas realizações", afirmou o presidente. Para ele, a transparência e a proximidade com o público são essenciais para desmentir as fake news e combater a crescente onda de desinformação.
Baiano assume a Secretaria da Comunicação Social
Lula também se referiu ao trabalho do secretário de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, e sua equipe, destacando a qualidade do trabalho realizado, mesmo com pouco tempo à frente da pasta.
"Tenho a certeza de que o Sidônio [Palmeira] e equipe já estão fazendo um ótimo trabalho – e veja que ele ainda não está nem há um mês no cargo", disse o presidente, reforçando a confiança na capacidade da nova equipe.
Sidônio Palmeira, que assumiu o cargo recentemente, tem sido uma peça chave no esforço do governo para intensificar a comunicação com a população. O presidente enfatizou que o trabalho de Sidônio é estratégico para garantir que a população tenha acesso à informação correta e que o governo esteja cada vez mais acessível e transparente.
Problema crônico no país
Lula também relembrou o impacto negativo da desinformação, que durante a pandemia de Covid-19, gerou receios infundados sobre a vacinação e contribuiu para a polarização política.
"Essa desinformação fez mal para o Brasil, ao deixar as pessoas com medo de tomar a vacina da Covid. Ao tentar tirar a credibilidade do processo eleitoral. Ao deixar as pessoas com medo de usar o Pix", comentou o presidente.