30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Olha o boleto! - 03/02/2025, 10:25 - Da Redação

Modernidade: boletos poderão ser pagos com PIX a partir desta segunda-feira

Além do tradicional código de barras, os documentos virão com um QR Code específico

Novidade está valendo a partir desta segunda-feira
Novidade está valendo a partir desta segunda-feira |  Foto: Divulgação / Banco Central

A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários passam a contar com uma novidade que promete transformar a forma como os brasileiros realizam pagamentos.

A partir de agora, será possível pagar boletos não só por meio do tradicional código de barras, mas também utilizando o Pix, por meio de um código QR específico. A medida foi aprovada pelo Banco Central em dezembro de 2024 e visa modernizar o processo de pagamento, oferecendo uma solução mais rápida e eficiente para consumidores e empresas.

Leia também:
Cota única x parcelado: consumidor precisa pagar IPVA nas ‘manhas’ para ficar de boa
Vai fazer o Enem em 2025? Pré-vestibular gratuito abre vagas; veja

A principal vantagem dessa nova funcionalidade é a compensação instantânea do pagamento. Ao escanear o código QR do boleto com o celular, a transação é concluída de forma rápida e sem a necessidade de esperar pelo processamento bancário convencional.

A mudança promete aumentar a agilidade dos pagamentos, tanto para os consumidores quanto para os credores, que terão acesso imediato ao valor.

Novidades

Além dessa atualização, outra novidade importante ainda está por vir: o boleto de cobrança dinâmico. A medida, também aprovada em dezembro de 2024, ainda aguarda uma instrução normativa do Banco Central para entrar em vigor, mas traz grandes expectativas para o setor financeiro.

O boleto dinâmico permite a transferência de titularidade de dívidas, ou seja, quando uma dívida é comercializada ou negociada, o papel de cobrança poderá ter seu dono transferido sem a necessidade de gerar novos documentos.

Esse processo é especialmente relevante para títulos como a duplicata escritural, prevista pela Lei nº 13.775 de 2018.

exclamção leia também