Nem bem o ano começou, e a dor de cabeça já é grande quando o assunto é: como posso pagar meus impostos? É o que acontece com os proprietários de automóveis. Este grupo pode quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) da melhor forma, cheio de descontos e parcelamentos. Para entender como pagar sem comprometer o orçamento, o Portal MASSA! conversou com o economista Edisio Freire.
Leia mais:
Motoristas baianos já podem pagar o IPVA; saiba como
Baianos terão desconto de 15% no pagamento do IPVA 2025; saiba como
Olha o golpe! Se ligue na hora de pagar o IPVA 2024
Se planeje!
Seja parcelado ou ‘na tora’, isto é, em cota única, o melhor passo é definir o planejamento. Edisio orienta que essa é a principal ‘chave’ para evitar surpresas.
“O que é importante é garantir que o pagamento não impacte no orçamento de forma inesperada. Planeje com base nas suas condições financeiras. Se conseguir pagar à vista, o desconto é uma excelente oportunidade, mas, se for necessário parcelar, opte por parcelas menores e dentro do que você pode pagar sem comprometer outras despesas”, sugere o economista.
Quanto fica?
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA) liberou um desconto de 15% para quem optar pelo pagamento à vista até o dia 7 de fevereiro. O abatimento é calculado automaticamente no momento do pagamento, que pode ser realizado via Pix ou diretamente na plataforma www.ba.gov.br.
Se preferir parcelar, o pagamento pode ser em até cinco vezes, mas sem o desconto de 15%. A ideia é uma parcela mínima de R$ 120,00, e a primeira tem que ser paga no prazo. Caso a primeira cota seja perdida, o parcelamento não vai mais rolar e então os motoristas terão que quitar o valor total do imposto até a última parcela.
Há também a alternativa de pagar o IPVA com um desconto de 8%, que varia conforme o final da placa do veículo. Quem optar por essa alternativa pode escolher a melhor data, sem comprometer financeiramente no início do ano. Pegue a visão:
*Sob a supervisão do editor Pedro Moraes