Os motoristas da Bahia já podem começar a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 com descontos. Quem optar pelo pagamento em cota única até o dia 7 de fevereiro garante até 15% da redução do valor. As informações são da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).
Leia mais:
Ambulantes terão isenção de taxas para trabalhar nas festas do verão; entenda
Reforma tributária deve propor IPVA para jatinhos e iates
Para quem optar pelo parcelamento, o valor devido deve ser, no mínimo, R$ 120. O imposto pode ser dividido em até cinco vezes, com o calendário de vencimento baseado no final da placa do veículo. E se o pagamento for feito na primeira cota do parcelamento, o abatimento é de 8%.
No entanto, é importante lembrar que débitos de licenciamento e multas precisam ser quitados até o vencimento da quinta parcela ou até o final do pagamento em cota única.
Como efetuar o pagamento?
O pagamento do IPVA pode ser feito de forma rápida e fácil via Pix. Para pagar, basta acessar o site do Governo Federal , fazer login, gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e usar o QR Code para realizar o pagamento. Outra opção é ir até as agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob com o número do Renavam em mãos.
Licenciamento e CRLV-e: Fique atento
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) alerta que, além do IPVA, o motorista precisa estar em dia com o licenciamento anual e as multas de trânsito. O prazo para regularizar tudo termina na data de vencimento da quinta parcela do imposto.
O Detran também lembra que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não será mais enviado pelos Correios. O documento pode ser impresso ou gerado como arquivo digital no celular após o pagamento do IPVA, licenciamento e multas.
Se ligue no calendário de pagamento do IPVA 2025: