
O bairro de Mirantes de Periperi, no Subúrbio de Salvador, recebeu a entrega da obra de contenção de encosta na manhã desta segunda-feira (9). Os serviços, na 1ª Travessa Antônio Teixeira, receberem um investimento de R$ 1,8 milhão da Prefeitura de Salvador.
A entrega contou com a presença do prefeito da cidade, Bruno Reis, que afirmou aumentar o número de áreas de risco protegidas até o fim deste ano. Até o momento, a gestão já trabalhou em 570 áreas na capital baiana.
"Nos últimos anos, nós promovemos investimentos históricos na proteção de áreas. Nunca houve tantas obras de contenção de encostas. Isso é uma constatação", disse.
O gestor afirmou que há 18 obras em áreas de risco a serem entregues em breve e outras 49 intervenções já foram iniciadas. "Eu sempre falo isso com muita responsabilidade. Não estamos imunes às chuvas, ainda mais com as mudanças climáticas e os fenômenos da natureza cada vez mais intensos. Mas nós estamos mais resilientes, mais resistentes", afirmou.
Leia Também:
Segundo Bruno, os recursos do próprio município foram fundamentais para que a obra fosse feita.
"Antes, para fazer uma obra como essa, a Prefeitura tinha que ficar aguardando recurso do governo do Estado ou do governo federal. A gente, não. A gente administra bem o dinheiro para fazer tantas coisas; e as encostas sempre foram e sempre serão a nossa prioridade", disse.
A obra inclui uma área de 523 m², com melhorias como muro, escadaria, pavimentação, drenagem e revestimento vegetal. O gestor municipal destacou que 86% dos recursos da Prefeitura são investidos nas regiões mais carentes da cidade, como o Subúrbio Ferroviário.
"Vocês podem descer aí em Mirantes e observar os campos de grama sintética, olhar aí para a frente e encontrar as vias que nós fizemos em Nova Constituinte, o novo empreendimento habitacional que está sendo construído; enfim, tanta coisa que já foi feita e tanta coisa que está vindo por aí. Porque a gente governa ao lado das pessoas e tem a capacidade de ouvir", apontou.

Segurança da encosta batendo certo
Segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Adriano Silveira, a obra da contenção da encosta propicia mais segurança e dignidade aos moradores da região.
"É uma obra muito importante para trazer mais tranquilidade para a vizinhança. A encosta trazia risco principalmente para as casas embaixo, causando insegurança para os moradores", afirmou.
Ele completou que todas as áreas de risco de Salvador estão mapeadas e sob análise para intervenções. "Nós elencamos as áreas com maior risco, para que a gente dê prioridade, como é o caso dessa aqui", comentou.
