
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a Superintendência da Polícia Federal e foi levado, nesta quinta-feira (15), para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, a famosa Papudinha. A mudança chamou atenção porque o novo espaço é bem mais confortável do que a cela anterior.
Bolsonaro vai cumprir a detenção em uma Sala de Estado-Maior, benefício garantido por lei a algumas autoridades e civis, como advogados. A sala tem 54,7 m² de área interna, além de 10 m² de área externa, quase cinco vezes maior que o antigo espaço da PF, que tinha cerca de 12 m².
Leia Também:
Mesmo sendo uma sala com capacidade para até quatro presos, modelo já usado por Anderson Torres e Silvinei Vasques, o STF determinou que Bolsonaro fique sozinho no local.
Estrutura de “mini apartamento”
A Papudinha funciona quase como um apartamento compacto, dividido em quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Entre as comodidades, estão:
➡️ Cama de casal
➡️ Chuveiro elétrico com água quente
➡️ Geladeira e armários
➡️ Televisão
A rotina prevê cinco refeições por dia, com cardápio que pode ser ajustado por causa da dieta especial do ex-presidente.
Outro diferencial é o banho de sol: diferente dos presídios comuns, Bolsonaro pode usar a área externa a qualquer hora, com total privacidade, inclusive para fazer exercícios.
Na Papudinha, Jair Bolsonaro terá uma casa particular completa, com cozinha, banheiro, ar condicionado, uma cama e uma mesa de trabalho.
— William De Lucca (@delucca) January 15, 2026
O ex-presidente condenado por golpe de estado terá uma estada ainda mais confortável no sistema penitenciário. pic.twitter.com/rzpmFgdPMc
Saúde e visitas
O batalhão conta com um posto de saúde interno, com clínicos, psiquiatra, dentistas, enfermeiros, fisioterapeuta e psicólogos. Em caso de emergência, há unidades particulares a poucos quilômetros.
Já o regime de visitas segue as regras da PMDF: duas vezes por semana, com visitas íntimas permitidas conforme a legislação.
