28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Alimentação - 16/01/2026, 08:00 - Silvânia Nascimento

Existe ordem para comer cada tipo de alimento na hora do almoço? Saiba

Especialista explica se existe uma ordem adequada para aumentar a saciedade

Hora do rango é sagrada!
Hora do rango é sagrada! |  Foto: Reprodução / Freepik

Mesmo diante de tantas inovações e dos avanços dos estudos da medicina, ainda há controvérsias acerca de várias temáticas quando o assunto é saúde. E, quando o tópico é sobre a ordem correta ou mais indicada para consumir os alimentos, o debate não é diferente.

Isso porque, enquanto alguns profissionais da área afirmam que existe, sim, a ordem ideal, outros defendem a qualidade do que se consome como fator mais importante. As discussões envolvendo estilo de vida, corpo ideal, dietas e assuntos afins têm ganhado ainda mais força com o crescimento das redes sociais. É no ambiente virtual, também, que as pessoas - nem sempre qualificadas para falar sobre - opinam, indicam e ditam o que é certo ou errado.

A coluna 'Viver Bem', do MASSA!, é um espaço destinado para esclarecimentos e compartilhamento de informações acerca de inúmeros temas relacionados à saúde. Aqui, trazemos o posicionamento de especialistas e profissionais habilitados para discorrer sobre o tema, e, para esse assunto, conversamos com Daniel Magnoni, médico nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. Afinal, existe ou não uma ordem de consumo dos alimentos que deve ser seguida pelas pessoas?

Leia Também:

"Não existe uma ordem, por exemplo, primeiro comer a salada, depois a carne, depois o arroz, depois a sobremesa. Existe uma necessidade de alimentação de vários componentes. Tem que ter o hidratante, o diluente, o carboidrato, a proteína e a gordura. O que nós sabemos é que as fibras, de uma forma geral, quando são mastigadas/quebradas e entram no estômago, aumentam de volume e geram saciedade", conta.

É por isso que os planos de emagrecimento recomendam que a pessoa comece a refeição com um grande prato de salada, principalmente folhas. "Aquela fome vai ser diminuída porque vai ter um bolo de alimento que vai inibir a produção hormonal que gera fome”, disse o especialista. Ainda segundo Daniel, a ordem de ingestão dos alimentos vai importar apenas em casos de dieta para perder peso.

Aspas

Se a pessoa quer uma dieta para perder peso, ingerir menos volume, menos calorias, o ideal é começar com as folhas. Isso tem lógica, mas fora isso não.

Daniel Magnoni, nutrólogo
Nutrólogo Daniel Magnoni
Nutrólogo Daniel Magnoni | Foto: Arquivo pessoal

Mastigação é fundamental

Para além da qualidade dos alimentos, o especialista também alertou para a necessidade de mastigar lentamente, já que esse fator faz parte do processo de digestão.

O mastigar ajuda na fase inicial da alimentação, que é quebrar as fibras dos legumes e também quebrar a proteína das carnes. A digestão começa com a ingestão da boca, com a mastigação, passa pelo esôfago e cai no estômago, onde se mescla aquilo que se comeu com o suco gástrico. Depois de algum tempo, por vários fatores hormonais e fatores mecânicos, a comida sai do estômago e vai para o intestino, onde passa por outro processo de digestão que são as enzimas do pâncreas e as enzimas intestinais que vão fazer, principalmente, a digestão, quebrar as proteínas e proporcionar a absorção dos aminoácidos que são pedaços de proteínas”, explicou.

Aspas

Quem come rápido come mais do que quem come lentamente e mastigando bastante, porque dá tempo do cérebro receber informação de que está entrando nutrientes.

Daniel Magnoni, nutrólogo
Mastigação é fundamental
Mastigação é fundamental | Foto: Reprodução / Freepik

Os efeitos da mastigação adequada, conforme esclarecido pelo médico, não se limitam apenas ao sistema intestinal. “Quando se mastiga bastante, já desenvolve no sistema nervoso central mecanismos de saciedade”, pontuou.

Orientações para alimentação saudável

O fato de o especialista dizer que não existe ordem para a ingestão dos alimentos, não significa que a ‘montagem do prato’ deve ser feita de maneira aleatória. Esse foi um dos tópicos que o nutrólogo também esclareceu durante bate-papo com o MASSA!”.

Aspas

É importante que a alimentação seja sempre acompanhada de algum líquido. Não tem nada disso de que tomar muito líquido prejudica.

Daniel Magnoni, nutrólogo

Veja o passo a passo que ele orienta:

➡️ Comece por um prato de salada e legumes, porque recebe fibras, recebe minerais e vitaminas desses produtos vegetais;
➡️ O prato deve ser composto por uma proteína que pode ser, inclusive, proteína vegetal, desde que seja soja, feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha, um pedaço de carne, peixe ou frango;
➡️ O prato também deve ser acompanhado de carboidrato, que pode ser, outra vez, legumes, ou pode ser batata, batata doce, chuchu, abobrinha, abóbora”.

Se fala muito do prato colorido, mas o prato colorido não é pela cor, é pela possibilidade de origem do reino vegetal dando cor. Então, verde, amarelo, vermelho, beterraba, por exemplo, e a proteína"

Pratos coloridos tendem a ser mais saudáveis
Pratos coloridos tendem a ser mais saudáveis | Foto: Reprodução / Freepik

E o docinho após o almoço?

Se for um doce básico, dá pra ser um pedaço pequeno. Mas se a pessoa quiser partir para aquilo que é mais saudável, o ideal é que opte por uma compota, por uma fruta ou por um doce onde tenha origem com frutas, por exemplo.

"Uma goiaba, melão, melancia, laranja, mexerica. A laranja, por exemplo, tem vitaminas, minerais do suco e tem as fibras do bagaço. Inclusive, as pessoas se enganam, às vezes, quando querem frutas, mas só tomam o suco e se esquecem do bagaço. Orientamos que se consuma as frutas na íntegra, não só o suco”, aconselhou o nutrólogo.

exclamção leia também