23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Audiência de Custódia - 17/08/2025, 18:30 - Da Redação

Justiça mantém prisão de filho de vereadora que atropelou corredor

Prisão em flagrante convertida para preventiva neste domingo (17)

Motorista foi preso em flagrante após atropelar corredor Emerson Pinheiro
Motorista foi preso em flagrante após atropelar corredor Emerson Pinheiro |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

Cleydson Cardoso Costa Filho, motorista acusado de atropelar o corredor Emerson Pinheiro durante um treino na orla da Pituba, teve sua prisão em flagrante convertida para preventiva neste domingo (17). A decisão foi tomada após audiência de custódia, com base nas evidências reunidas até o momento, incluindo boletim de ocorrência, depoimentos, imagens do acidente e o relatório médico do Hospital Geral do Estado (HGE), que confirmou a gravidade das lesões sofridas pela vítima.

Leia Também:

O juiz Marcus Vinicius da Costa Paiva, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), justificou a conversão da prisão como medida necessária para garantir a ordem pública.

Segundo o magistrado, Cleydson, que é filho de Débora Santana, que é vereadora de Salvador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), dirigia em alta velocidade, colocando em risco a vida de transeuntes — conduta que demonstra “descaso com a segurança alheia”. Além disso, há registros de outras três infrações por excesso de velocidade atribuídas ao suspeito pela Transalvador.

Protestos e comoção pública

A comoção causada pelo caso mobilizou corredores de Salvador, que realizaram um protesto pela manhã em frente ao Farol da Barra e, depois, seguiram até o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), exigindo justiça e mais segurança para atletas de rua. Mesmo sob chuva, o grupo se reuniu em solidariedade a Emerson, que teve uma das pernas amputadas após o atropelamento.

Mais tarde, Cleydson foi vaiado ao deixar a Central de Flagrantes. Vídeos mostram manifestantes gritando “assassino” e pedindo justiça, em um momento de forte tensão e indignação pública.

Estado de saúde de Emerson

O corredor Emerson Pinheiro, de 29 anos, permanece internado em estado grave na UTI do HGE. Ele sofreu uma fratura exposta extensa na perna direita, além de lesões no fêmur e no platô tibial. Após cirurgia de amputação suprapatelar, seu quadro ainda inspira cuidados.

exclamção leia também