25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Diferenciado - 12/09/2024, 19:36 - Da Redação

Justiça libera registro de criança com nome de faraó egípcio

Nome é uma homenagem ao primeiro faraó negro do Egito

Nome Piiê homenageia o primeiro faraó negro do Egito
Nome Piiê homenageia o primeiro faraó negro do Egito |  Foto: Arquivo pessoal

A Justiça de Minas Gerais autorizou o registro de uma criança com o nome Piiê, que homenageia o primeiro faraó negro do Egito. A saga dos pais do bebê, de apenas 13 dias, pela liberação repercutiu nas redes sociais nesta semana.

Leia mais:
Banhistas encontram filhote de baleia morto em praia baiana
Grávida finge passar mal para fugir com marido em carro furtado
Dinheiro esquecido no banco? Saiba como resgatar valores

O nome escolhido para o pequeno foi barrado pelo cartório e pela Justiça, que alegou que poderia trazer constrangimentos futuros para a criança. No entanto, os pais recorreram pelo direito de homenagear o faraó egípcio.

"Nós não concordamos com a justificativa da Justiça e resolvemos batalhar para conseguir fazer essa homenagem", relatou o pai, Danillo Prímola, em um vídeo publicado nas redes sociais.

Em nota, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) declarou que o registro foi negado porque os pais não apresentaram a relação do nome com os aspectos culturais e históricos. "Razão pela qual a sonoridade e grafia do nome foram preponderantes para o indeferimento, visto que, seriam aptas a causar constrangimento futuro à criança", detalhou.

Inicialmente, a juíza que recebeu o processo alegou que a criança sofreria bullying, porque o nome é semelhante ao passo de ballet "plié", Porém, ela reconsiderou sua decisão, e apesar de ainda ponderar que a criança estará sujeita a constrangimentos, autorizou que o registro fosse realizado.

exclamção leia também