O Banco Central (BC) anunciou na última sexta-feira (6) que R$ 8,56 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR), referentes ao mês de julho. O SVR é um serviço do BC que permite consultar se pessoas físicas, incluindo falecidas, e empresas têm valores não reclamados em bancos, consórcios ou outras instituições.
Leia mais:
Greve dos bancários: entenda reivindicações e como isso te afeta
Inflação desacelera para todas classes de renda em agosto
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (12) um projeto que prevê a reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia e também autoriza o governo a recolher recursos esquecidos em contas bancárias não reclamadas.
O projeto, que já passou pelo Senado, aguarda agora a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Se sancionado, os titulares terão até 30 dias após a publicação da norma para resgatar os valores. Após esse prazo, os recursos serão direcionados ao Tesouro Nacional.
Como consultar
Para resgatar valores via o sistema do Banco Central, é necessário consultar o site oficial e fornecer uma chave PIX para a devolução. Caso não tenha uma chave cadastrada, deve-se entrar em contato com a instituição financeira para combinar a forma de recebimento ou criar uma nova chave e retomar o processo de solicitação.
Para valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, e preencher um termo de responsabilidade.