
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 chega ao fim neste domingo (16) com a aplicação da prova de Matemática e Ciências da Natureza nos quatro cantos do Brasil. Com mais de 4,8 milhões de inscritos neste ano, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior.
Leia Também:
Neste segundo dia de aplicação da prova, o MASSA! conversou com alguns estudantes que foram realizar a última etapa do Enem no Colégio da Polícia Militar do Dendezeiros, em Salvador, para saber qual o principal desafio de quem enfrenta os dois dias de exame.
Novo medo desbloqueado

Por muito tempo, a Matemática também foi considerada um grande desafio para aqueles que buscam uma boa nota no exame. No caso de Gustavo Souza, de 18 anos, o nervosismo maior agora é causado por outra 'vilã'.
“Eu acho que Matemática vai ser mais fácil do que Física”, comentou o jovem que sonha em ser educador físico.

Neste ano, a matéria teve seu lugar tomado pela temida prova de Física para uma grande parte dos candidatos. Natália Souza, de 17 anos, não tem mais a Matemática como seu principal impasse na avaliação.
“Eu estou muito preocupada com a Física. Química e Biologia eu acho que estou mais tranquila, mas Matemática, não [tenho medo], por incrível que pareça”, justificou.
Redação do primeiro dia ainda assombra candidatos
Para Emanuele Silva, de 19 anos, que está fazendo a prova pela segunda vez em busca de uma vaga para cursar Odontologia, “a redação” foi a resposta dada de cara. “Porque é aquela ansiedade pra saber o tema, essa [prova de exatas] é mais de boa”, explicou a jovem.

E ela não é a única a pensar desse jeito. Para Hélder Rocha, que está fazendo o Enem pela primeira vez, a redação também é a parte mais difícil nas provas.
Do ponto de vista do rapaz, que sonha em fazer Engenharia Mecânica, o tema deste ano não agradou. “Acho que tinha temas mais importantes, mais relevantes para serem tratados”, opinou o estudante de 17 anos.
