
Da cobrança ao acolhimento, o apoio familiar para os candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 é significativo. Ações como levar e buscar os filhos na porta das escolas podem fazer toda a diferença no resultado final. Na porta do Colégio da Polícia Militar (CPM) Dendezeiro, neste domingo (16), o MASSA! marcou presença e conversou com os pais dos candidatos.
Leia Também:
É o caso de Mari Leopoldina, de 43 anos. A mulher levou a filha para fazer a prova pela segunda vez. Já estudante de outro curso, a garota mira agora Medicina. Antes dos dias do concurso chegarem, a mãe deixou a filha à vontade durante todo o ano para focar no novo objetivo. E, aliado a isso, fez questão de estar ao lado da ‘cria’ até o último minuto antes do portão fechar.
“A primeira prova, ela achou a redação um pouco complicada, mas acho que ela se saiu bem. Pra segunda prova, ela estudou bastante, se preparou, espero que faça uma boa prova. Acho que a família tem que apoiar, no caso dela, eu falei para priorizar os estudos, apesar que ela já faz outra faculdade, mas achei melhor deixar ela à vontade para ter tempo de estudar e decidir o que seria melhor para ela. Acho que trazer pra escola é uma forma de apoiar, apesar de já está crescidinha, qualquer pessoa vim é uma forma de estar apoiando, o aluno se sente mais confiante”, comenta.

O filho de Acione Barbosa, de 51, quer fazer Engenharia da Automação. Mesmo com o nervosismo do primeiro dia vivido pelo garoto, os pais não o deixaram entristecer e ‘carregou’ o menino até a porta do CPM.
A mamãe tá aqui, vim trazer e vou levar [pra casa]
“Nós pais falamos para ele relaxar, já estudou, fez o melhor, agora é só passar o conhecimento do que aprender, preparado para a prova. Não adianta ficar estressado ou ansioso, porque já deu tudo certo. Os alunos ficam mais seguros assim [com os pais levando], e o resultado que der pode ter outras oportunidades, essa não é a última”, relata ela.

Treineira
Alexandra Veloso revelou que a filha de 15 anos, que está no 1° ano do Ensino Médio, faz a prova como treineira em 2025, mas tem a meta de alcançar a área de Pedagogia.
“Ela está fazendo como treineira no primeiro ano do Ensino Médio, mas pretende cursar pedagogia. O suporte da família ajuda, é importante, fazemos questão de trazer, buscar, tudo isso é uma forma de apoiar antes e durante o processo.
É um conforto saber que, independente do resultado, porque às vezes eles são muito cobrados, a família está aqui é muito importante
