29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

ENTRARAM NO RADAR - 20/12/2023, 15:25 - Da Redação

Fornecedores de armas para facções PCC e CV são denunciados

Ao menos 28 pessoas suspeitas de fornecer as armas foram denunciadas

Ao menos 28 pessoas suspeitas de fornecer as armas foram denunciadas
Ao menos 28 pessoas suspeitas de fornecer as armas foram denunciadas |  Foto: Investigação internacional/Cooperação policial internacional

Um grupo com 28 pessoas foi denunciado, nesta quarta-feira (20), à Justiça Federal por parte do Ministério Público Federal (MPF). Elas são suspeitas de compor o grupo investigado por oferecer 43 mil armas aos chefes das facções criminosas Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho. Com o repasse, o bonde movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão.

Desarticulada na Operação Dakovo, deflagrada no Brasil e no Paraguai no início de dezembro deste ano, a operação teve como alvo principal o empresário argentino Diego Hernan Dirísio, que ainda não foi encontrado. Ele era considerado pela Polícia Federal como o maior contrabandista de armas da América do Sul.

A denúncia indica que houve 55 crimes praticados pelo grupo - 25 de tráfico internacional de armas, 29 de lavagem de dinheiro, bem como o crime de organização criminosa transnacional para todos os denunciados.

Leia mais

Desafeto do Comando Vermelho é executado e largado em matagal

Mulher gasta R$ 510 após médico fake diagnosticar filho com TDAH

Mulher é encontrada morta em frente a cartão postal de Salvador

Como reflexo, o MPF solicitou iniciativas como condenação criminal dos réus, manutenção das prisões preventivas já decretadas e conversão de prisões temporárias em preventivas, em relação a alguns denunciados.

Começou na Bahia

A denúncia é proveniente das apurações feitas em inquérito policial instaurado com a apreensão de armas de fogo, acessórios e munições croatas. A captura ocorreu em uma abordagem feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no dia 23 de novembro de 2020, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no sudoeste da Bahia.

exclamção leia também