
Em homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, em Salvador, recebe a exposição "Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi", até 31 de agosto.
A mostra, em parceria com o fotógrafo e documentarista italiano Antonello Veneri, apresenta imagens que capturam a intimidade e a espontaneidade da importante líder religiosa do Candomblé.
Leia Também:
As fotografias de grande formato, com 1m x 1,5m, são resultado de quase uma década de amizade entre Veneri e a ialorixá. "Esta exposição é um diário visual da nossa amizade. Cada foto representa um capítulo dessa história", conta o fotógrafo. A amizade teve início em 2012, após Veneri produzir um documentário sobre a vida de Mãe Stella, chamado Folhas EnCantadas.
As imagens revelam um lado de Mãe Stella que vai além das cerimônias religiosas. Veneri capturou momentos espontâneos e cotidianos, cheios de delicadeza e intensidade, mostrando a "caçadora de alegria" que a ialorixá era para ele. "Seu orunkó, Odé Kayodê, significa 'caçador de alegria' e foi exatamente esse caminho de alegria profunda que percorremos juntos. Mãe Stella inovou também nisso", comenta o fotógrafo.