31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Flipelô 2023 - 11/08/2023, 20:21 - Dara Medeiros- Atualizado em 11/08/2023, 21:09

"Inspiração para gerações”, diz Bruno Reis sobre Mãe Stella de Oxóssi

O prefeito comentou sobre a escolha da Ialoxirá como tema da Flipelô

O prefeito Bruno Reis esteve na abertura da Flipelô 2023
O prefeito Bruno Reis esteve na abertura da Flipelô 2023 |  Foto: Anderson Moreira

Com direito a muita literatura, poesia, culinária, música e emoção, a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) foi iniciada na noite de quarta-feira (9) e vai se estender até o domingo (13). No ano em que se homenageia a escritora Maria Stella de Azevedo Santos, que foi consagrada como a memorável Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, o prefeito Bruno Reis (UNIÃO) falou com o Portal MASSA! sobre a importância do respeito a esta figura tão importante para a Bahia.

“Sem sombra de dúvidas, Mãe Stella de Oxóssi foi uma das maiores Ialorixás do estado da Bahia, de Salvador. Temos aqui um grande reconhecimento a líder espiritual e religiosa que ela era, também ao grande trabalho social que ela promoveu a frente do Ilê Axé Opô Afonjá. Então a Flipelô presta uma justa e merecida homenagem tendo dela como o tema, a principal homenageada”, disse Bruno Reis.

Para o atual prefeito de Salvador, fazer homenagens aos grandes nomes da história baiana é uma forma de trazer bons exemplos para a sociedade. “Vai servir para que os exemplos dela possam servir de inspiração para gerações presentes e futuras”, opinou.

Bruno Reis também comemorou a reconstrução da estátua de Mãe Stella de Oxóssi, que foi destruída em um ato de vandalismo e intolerância religiosa em dezembro de 2022 e reinaugurada oito meses após o incêndio criminoso, nessa quinta-feira (10). A obra foi feita pelo escultor Tatti Moreno e reconstruída pelos filhos dele, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno.

O monumento em homenagem a mãe Stella de Oxóssi foi reinaugurado
O monumento em homenagem a mãe Stella de Oxóssi foi reinaugurado | Foto: Anderson Moreira

“A Prefeitura também restabelece o ajuste à merecida homenagem que nós prestamos no passado, quando abrimos uma via e colocamos o seu nome, uma via importante que liga a Paralela à barra de Stella Mares. A imagem que a Prefeitura havia, lá atrás, colocado em sua homenagem na saída da cidade, para que todos que por ali passam e se despedem de Salvador pudessem saber a importância do povo do santo para a nossa gente”, celebrou.

Por fim, ele informou o Portal MASSA! que câmeras de videomonitoramento foram instaladas no local “para impedir que atos de vandalismo voltem a se repetir e, caso se repitam, os responsáveis possam ser devidamente punidos”.

exclamção leia também