A Casa do Benin, que traz como lema para sua programação a frase ‘’Nosso Tempo Agora’’, é inspirada nos ensinamentos e escritos da imortal Mãe Stella de Oxossi, Odé Kayodê. No sábado (12), a programação vai seguir os ritos ancestrais e tradicionais dos ensinamentos nos terreiros de religiões de matriz africana, familiares vão expor histórias da matriarca.
A atividade, predominantemente preta, faz parte da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô+) e homenageia na edição de 2023 a yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá.
O encontro, nomeado por "Iyás Minhas Raízes – Mãe Stella de Oxóssi em Memórias de Família", vai contar com a participação dos sobrinhos Thomazia Azevedo, Tereza Azevedo e Adriano Azevedo.
Durante o encontro, as histórias da mãe de santo, que ficou responsável pelo Afonjá por mais de quatro anos, serão relembradas por meio de memórias afetivas.
As atividades literárias e artísticas da Casa do Benin no Flipelô+ 2023 são uma realização da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos.