25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

dia de enem - 03/11/2024, 16:25 - Bruno Dias

Enem 2024: primeiro dia reúne alta expectativa de estudantes em SSA

Reportagem do Grupo A TARDE acompanhou a abertura dos portões em três escolas diferentes neste domingo (3)

Portões foram abertos às 12h em ponto
Portões foram abertos às 12h em ponto |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Esperado por muitos estudantes, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou na manhã deste domingo (3), com a aplicação da prova de Linguagens e da Redação. Em todas as escolas de Salvador, os portões foram abertos às 12h em ponto. Porém, muitos participantes chegaram cedo para não se arriscar e evitar imprevistos.

Leia mais:
Valorização da herança africana no Brasil é o tema da redação do Enem
Projeto social promove acolhimento para estudantes antes do Enem
Vai cair o toró? Confira a previsão do tempo no dia da prova do Enem

O Grupo A TARDE acompanhou a abertura dos portões e os preparativos dos estudantes para a avaliação em três unidades de ensino. No Colégio Central, localizado na Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em Salvador, o clima foi de alta expectativa, com muitos candidatos demonstrando confiança.

Exemplo disso é Bruna Pontes, de 24 anos, que foi a primeira a chegar no Colégio Central e afirmou à reportagem que se preparou durante muito tempo para a prova. “Estou com expectativa muito alta, venho me preparado bastante para esse momento, tanto que terminei o ensino médio em 2018, mas esperei esse tempinho para estudar mais, principalmente para a redação, que é a mais temida, mas eu estou muito tranquila”, disse.

A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, também marcou presença no Colégio Central, onde recepcionou os candidatos e distribuiu kits contendo uma garrafinha de água, caneta e um ‘lanche’. Em conversa com o A TARDE, a gestora enfatizou a importância desse dia para a educação.

“Um dia que é de muita alegria pra nós, recepcionando os estudantes da Bahia. São trezentos e setenta e seis mil inscritos na Bahia, o terceiro maior estado com número de inscritos e a rede estadual com mais de cento e treze mil estudantes, um aumento de trinta e oito por cento no número de inscritos da rede estadual de estudantes concluintes do ensino médio. Nós estamos entregando um adesivo de motivação, um kit com água, com lanche, com uma caneta, pra gente poder ter cada vez mais a presença dos estudantes da Bahia na universidade que é nossa tarefa é a nossa missão”, destacou.

Veja:

Apesar de ser comum a presença de jovens estudantes na avaliação, pessoas de idade mais avançada também ‘brotaram’ neste primeiro dia para enfrentar o desafio do Enem. Entre elas, a professora da Ufba, Gecynalda Gomes, de 50 anos, que decidiu fazer a prova pela segunda vez por curiosidade.

“Eu não me preparei, vim fazer para saber como é. Já fiz em 2021, essa é a segunda vez. [...] Eu espero fazer uma boa prova, mas não tenho expectativa, não tenho nervosismo, porque eu trabalho, já tenho minha profissão, sou professora universitária. Eu vim porque quero testar, tenho interesse em fazer curso de Direito, mas só se for na UFBA”, comentou.

Como previsto, os portões de entrada foram fechados às 13h em ponto e os estudantes presentes se prepararam para ‘dar a largada’ em busca dos seus objetivos acadêmicos. No entanto, algumas pessoas vacilaram no horário e não conseguiram chegar a tempo para acessar os locais de realização da prova.

Portões de entrada foram fechados às 13h
Portões de entrada foram fechados às 13h | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

No Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, a atendente de 46 anos, Márcia Souza, passou pela situação frustrante. “Eu estou até agora nervosa [por causa do atraso], não tem como não ficar. Estou querendo vir pro segundo dia, o primeiro não vale mais, mas eu quero para poder ter a experiência mesmo. Me atrasei por causa do maldito buzu. Fiquei esperando desde às 11h30”, disse.

A TARDE Educação

O Programa A TARDE Educação tem sido um pilar na formação continuada dos professores, impactando os estudantes, além de fomentar uma cultura de respeito e empatia nas escolas parceiras. Com ações formativas, materiais direcionados e suporte ativo aos facilitadores, o Programa contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como regulação emocional e práticas de convivência saudável, fortalecendo a base socioemocional das instituições educacionais.

exclamção leia também