
O Carnaval de Salvador e a Romaria de Bom Jesus da Lapa foram oficialmente reconhecidos como manifestações da cultura nacional. As leis foram sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e já valem ir desta segunda-feira (8).
Leia Também:
O Carnaval da capital baiana, conhecido por arrastar milhões de foliões atrás dos trios elétricos, e que reuniu mais de 3,5 milhões de turistas na Bahia, sendo 850 mil só na capital neste ano, recebeu o reconhecimento através de um projeto de lei apresentado pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB).
Romaria tá junto
A Romaria de Bom Jesus da Lapa, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, também recebeu o mesmo titulo. Todos os anos, entre 28 de julho e 6 de agosto, a cidade do oeste baiano recebe cerca de 700 mil fiéis em celebrações que misturam devoção e tradição popular.

A proposta foi apresentada pelo deputado Arthur Maia (União-BA) e autoriza o poder público a desenvolver ações de apoio aos romeiros, como reforço na segurança, estrutura para as celebrações e registro do evento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural de natureza imaterial.