
A fé tomou conta da Bahia durante os últimos 10 dias, com a celebração dos 334 anos da Romaria de Bom Jesus da Lapa. Cerca de 700 mil peregrinos de todo o país passaram pelo local de fé, levando sua devoção, demandas e pedidos.
Leia Também:
O ponto alto da celebração foi nesta quarta-feira (6), com a alvorada de fogos de artifício, missa solene e procissão, encerrando a programação. “O incentivo ao turismo religioso católico é uma das prioridades do Governo do Estado, devido à vocação natural que a Bahia tem no segmento, por abrigar grandiosas manifestações da fé, como acontece aqui em Bom Jesus da Lapa”, disse a assessora-técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira.
O encontro de fé também é um momento forte para aquecer a economia da localidade com o turismo religioso. A rede hoteleira da região atingiu a marca de 100% de ocupação. “Temos três hotéis, que são mantidos pelos romeiros. São 300 leitos e todos estão ocupados. Já temos clientes fixos, que fazem reserva de um ano para o outro”, comemorou a hoteleira Juliana de Castro.
Pouco chão, para quem tem muita fé
A romaria atrai gente de todo Brasil em busca do milagre ou apenas de agradecer por tudo que tens. Zildo Lopes, de 57 anos, colocou a moto na estrada e percorreu 400 quilômetros, saindo de Taiobeiras, em Minas Gerais, para Bom Jesus da Lapa.
“Esta cidade é abençoada. Aqui, podemos rezar, demonstrar nossa devoção e ainda aproveitar os atrativos turísticos da região. Na primeira excursão, éramos apenas três. Hoje, somos 100 motorromeiros vindos de Minas Gerais”, relatou.