O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) liberou a licença ambiental à empresa responsável pela implantação do lote 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para retirar a vegetação, com o objetivo de viabilizar a duplicação da Estrada da Derba.
Leia mais: VLT de Salvador vai rodar a 50km/h; saiba detalhes
Obras do VLT podem ser antecipadas após empresas se instalarem em SSA
Alba aprova garantia por trens do VLT; saiba detalhes
Conforme documento que detalha a decisão, a autorização, que será válida por seis anos, especifica que o local de retirada da vegetação na região corresponde a 5,5 km da linha, 3,3 km da BA-528, desde a PI do Hospital do Subúrbio, passando pelo viaduto da BR-324, até o início da Av. 29 de Março, em Águas Claras, e 3 paradas ao longo do traçado de aproximadamente 5,5 Km (Hospital do Subúrbio, Valéria e Águas Claras).
A duplicação da BA-528 faz parte do escopo de obras do segundo lote do VLT, que percorrerá entre os bairros de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, e de Águas Claras, no miolo de Salvador. As empresas vencedoras foram a Consórcio Cetenco/Agis/Consbem que se juntaram em um consórcio que obteve a melhor nota técnica e apresentou o menor preço na disputa: R$ 1.084.000.000,00.
A nova logística será necessária para a instalação de um canteiro central no meio da pista, por onde vai passar o modal.