O VLT de Salvador, modal que vai pra pista nos próximos anos ligando o Subúrbio Ferroviário à orla de Piatã, será mais lento que o velho metrô da cidade. De acordo com estudos bancados pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT), os trens do futuro sistema de transporte soteropolitano devem chegar só até 50 km/h.
Segundo o levantamento, em trechos de alta segregação e com passagens em nível, os trens do VLT de Salcity devem variar na velocidade entre 22 km/h e 50 km/h. Já nos trechos de segregação baixa e muitas interferências no trajeto, a velô será ainda menor, entre 16 km/h e 40 km/h.
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Diante disso, os estudos apontam que a velocidade média do VLT de Salvador no trajeto entre a Estação da Calçada e a parada da Orla, no bairro de Piatã, deverá ser entre 21,3 km/h e 26 km/h. Comparando os modais, os trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) circulam em uma velocidade média de 40 km/h, chegando até em 80 km/h de vez em quando.
Apesar da velocidade menor em relação ao metrô, a chegada do VLT em Salvador deve encurtar a duração de uma viagem entre a Calçada e a Orla de Piatã, com uma pessoa podendo atravessar esses 34,67 km no tempo entre 1h19 até 1h37.
Passageiros
Ainda segundo o estudo, o VLT de Salvador possui uma demanda estimada de 75.706 passageiros por dia já para o ano de 2025 no cenário conservador; de 91.338 no intermediário; e de 103.975 no mais otimista. Para 2050, a previsão é de que a demanda de passageiros diários no novo modal de transporte possa chegar a 116.690 pessoas.