
O acidente que causou tensão nas águas da Baía de Todos-os-Santos, na tarde desta terça-feira (22), preocupou a população baiana pelo número de passageiros e gravidade da situação devido a colisão entre um catamarã e um pesqueiro. Mas casos semelhantes a este já marcaram a região nos últimos anos, com vítimas fatais e até corpos desaparecidos.
Leia Também:
Ao menos 120 pessoas estavam a bordo das embarcações que colidiram nesta tarde. Felizmente, não houve registro de feridos. Porém, se no caso desta tarde a notícia foi positiva, nas ocorrências anteriores o desespero tomou conta.
De acordo com dados divulgados pela Marinha do Brasil, entre 2014 e 2024 foram registrados cerca de 238 incidentes, com 47 mortes na Baía de Todos-os-Santos. Relembre alguns dos casos mais pesados do local.
Naufrágio do Cavalo Marinho I
Considerado como um dos maiores acidentes marítimos da Baía de Todos-os-Santos, a tragédia da lancha Cavalo Marinho I impactou a população baiana em 2017. Cerca de 19 pessoas morreram e várias ficaram feridas após o barco virar na travessia entre Mar Grande e Salvador, com 120 pessoas à bordo.
De acordo com a Marinha, a lancha estava regular, porém foram encontrados 400 kg de lastros soltos, que interferiram diretamente na estabilidade da embarcação. Além disso, foram identificadas mudanças regulares sem estudo de estabilização no transporte marítimo.

Confira quais foram as vítimas:
Davi Gabriel Monteiro Coutinho, 6 meses
Darlan Queiroz Reis Julião, 2 anos
Dulciana dos Santos Queiroz, mãe de Darlan, 38 anos
Dulcelina Machado dos Santos, avó de Darlan, 59 anos
Laís Pita Trindade, 20 anos
Taís Medeiros Ramos de Sales, 32 anos
Thiago Henrique de Melo Muniz Barreto, 35 anos
Antônio de Jesus Souza, 67 anos
Ivanilde Gomes da Silva, 70 anos
Isnaildes de Oliveira Lima, 48 anos, servidora do TJ-BA
Lucas Medeiros Leão, 2 anos
Rita dos Santos, 54 anos
Rosemeire Novaes Carneiro da Costa, 49 anos
Sandra C. Lima dos Santos, 40 anos
Lindinalva Moreira da Silva, 50 anos
Edilene Oliveira dos Santos, 43 anos
Edileuza Reis da Conceição, 53 anos
Alessandra Bonfim dos Santos, 36 anos
Salvador Souza Santos, 68 anos
Barco 'Gostosão FF' vira em Madre de Deus
Em janeiro de 2024, um barco tipo saveiro chamado 'Gostosão FF' virou na cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, deixando seis pessoas mortas, cinco adultos e uma criança, e seis feridas, segundo a Marinha do Brasil.
A embarcação transportava os passageiros entre a Ilha de Maria Guarda e Madre de Deus. No entanto, de acordo com a Marinha, o transporte era feito de forma irregular.
Veja as identidades das vítimas:
Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22 anos;
Flaviane Jesus dos Santos, 29 anos;
Jonathan Miguel de Jesus Santos, 7 anos;
Caroline Barbosa de Souza, 17 anos;
Rosimeire Maria Souza Santana, 59 anos;
Hayala dos Santos Conselho, 32 anos.

Colisão de ferries
Quase um ano antes do acidente em Madre de Deus, em fevereiro de 2023, os ferries Maria Bethânia e Pinheiro bateram na Baía de Todos-os-Santos, nas proximidades do Terminal de Bom Despacho, na Ilha da Itaparica. Felizmente, ninguém ficou ferido.
A batida aconteceu pois, segundo a Internacional Travessias, houve um erro de aproximação do ferry Pinheiro. A situação deixou os passageiros desesperados até o resgate.
Batida de duas lanchas
Em abril deste ano, um acidente envolvendo duas lanchas que faziam a travessia entre Morro de São Paulo e Valença, na Bahia, deixou uma pessoa morta, identificada como Gustavo Veloso, e outras quatro com ferimentos graves.
Segundo informações iniciais, os barcos bateram de frente próximo à região conhecida como Ilha da Coroa e ficaram completamente destruídos. Quinze pessoas estavam nas embarcações e ficaram à deriva no mar. De acordo com a Agerba, nenhuma das lanchas estava autorizada para realizar o transporte intermunicipal.