
A Caixa Econômica Federal anunciou, na terça (9), a liberação da contratação de mais de um financiamento imobiliário simultâneo pelo SBPE. A regra, suspensa desde novembro de 2024 por falta de recursos na poupança, também atingia cônjuges de tomadores.
Leia Também:
A mudança só foi possível após o Banco Central flexibilizar os depósitos compulsórios, o que ampliou o volume disponível para crédito habitacional. A Caixa afirma que a medida atende tanto quem busca adquirir um segundo imóvel quanto investidores. Os contratos da modalidade mantêm juros a partir de 10,99% ao ano e prazo máximo de até 35 anos.
Motivo da mudança
De acordo com o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a retomada foi viabilizada por uma alteração regulatória do Banco Central (BC). A autoridade monetária modificou as regras sobre os depósitos compulsórios, liberando uma parcela maior dos recursos da poupança para ser aplicada no crédito imobiliário.
“Essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento ao mercado”, explicou Vieira ao portal g1.
A iniciativa faz parte de um pacote mais amplo do governo federal, divulgado em outubro, focado no impulsionamento da construção civil. O conjunto de ações inclui ainda o aumento dos limites de financiamento pelo SBPE e pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), além da ampliação do uso do FGTS para aquisições via Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
