28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Empreendedorismo - 26/11/2025, 07:10 - Vitória Sacramento* - Atualizado em 26/11/2025, 10:12

Bombando! Bolos caseiros engordam orçamento de boleiras

Bolos feitos “com gostinho de casa” têm atraído vários consumidores

Bolos deixam boleiras felizes
Bolos deixam boleiras felizes |  Foto: Divulgação/Revista PEGN

Todo baiano que se preze gosta de um cafezinho bem passado acompanhado de um bolo caseiro, e o Dia do Bolo, celebrado nesta quarta-feira (26), fortalece essa tradição tão presente nos lares da Bahia. A data trouxe esperança para quem trabalha com confeitaria em Salvador, movimentando desde padarias até pequenos negócios de bairro. Neste ano, os protagonistas são os bolos caseiros, que conquistaram de vez o paladar, e o bolso, dos soteropolitanos.

Leia Também:

Simples, acessíveis e carregados de nostalgia, os bolos feitos “com gostinho de casa” têm atraído consumidores que buscam opções para o café da manhã, lanche da tarde e pequenas comemorações. Em vários bairros da capital, as encomendas aumentaram já no início da semana, reforçando que o consumo desse tipo de doce continua forte entre as famílias baianas.

“Os bolos caseiros são a escolha da maioria. São mais baratos, duram mais dias e têm aquele sabor que lembra a cozinha da mãe ou da avó”, contou Heliete Sacramento, confeiteira e proprietária da Caramelo Confeitaria, negócio que nasceu há poucos meses com a missão de ajudar animais de rua por meio da venda de bolos e doces. Para celebrar o Dia do Bolo, ela preparou uma campanha especial com promoções e novos sabores, o que atraiu ainda mais clientes ao longo dos últimos dias.

Imagem ilustrativa da imagem Bombando! Bolos caseiros engordam orçamento de boleiras
Foto: Arquivo Pessoal

O aumento da procura tem explicação: além do preço acessível, os bolos caseiros se tornaram uma alternativa para quem quer economizar sem abrir mão de um doce de qualidade. Outra tendência que vem ganhando força é a compra de mini bolos ou fatias individuais, que cabem no orçamento e evitam desperdício, principalmente em tempos de aperto financeiro. Os consumidores também estão cada vez mais atentos à procedência dos ingredientes, priorizando produtos artesanais. “O público gosta de saber que o bolo foi feito no dia, sem conservantes e com ingredientes simples. Isso dá segurança e traz aquele afeto que só comida caseira tem”, destaca Heliete.

Imagem ilustrativa da imagem Bombando! Bolos caseiros engordam orçamento de boleiras
Foto: Arquivo Pessoal

Entre os sabores mais pedidos no período, confeiteiras apontam opções como cenoura com chocolate, milho cremoso, chocolate simples, limão, laranja e o tradicional bolo de aipim, todos muito populares e presentes no dia a dia do soteropolitano. Para quem deseja garantir um bolo de qualidade, devem observar a textura e o aroma, preferir bolos feitos no dia, perguntar sobre os ingredientes utilizados e acompanhar o trabalho de pequenas confeiteiras que mostram sua rotina nas redes sociais. Segundo Heliete, essa transparência faz toda a diferença: “Posto sempre minha produção, mostro a massa, a fornada saindo. As pessoas gostam de ver, e isso dá confiança.”

Além do sabor, muitos consumidores também têm se interessado pela proposta social da Caramelo Confeitaria, que destina parte dos lucros ao cuidado de animais em situação de rua. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho pode acessar o Instagram @acarameloconfeitaria e conferir as ações e os produtos disponíveis.

*Sob supervisão do editor Anderson Orrico

exclamção leia também