26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Solidariedade - 25/11/2025, 07:10 - Vitória Sacramento

Papai Noel dos Correios pede que galera pegue cartinha e contribua

Na Bahia, a mobilização ocorre em diversas cidades

Papai Noel com cartas
Papai Noel com cartas |  Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

A maior campanha natalina do país, o Papai Noel dos Correios, chega à 36ª edição movimentando uma rede de solidariedade na Bahia. Com mais de 250 mil cartas disponibilizadas para adoção em todo o Brasil, e quase 107 mil já adotadas, a iniciativa segue ativa até o dia 19 de dezembro, reunindo voluntários, escolas e famílias para transformar os pedidos de crianças e pessoas com deficiência em realidade.

Leia Também:

Na Bahia, a mobilização ocorre em diversas cidades, incluindo Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Jequié, Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista. Na capital, os interessados podem adotar cartinhas ou entregar presentes nas agências dos Correios de Brotas, Comércio, Cidadela, Itapuã, Paripe e Sumaré, além dos postos instalados nos shoppings Paralela, Bela Vista e Piedade.

As cartinhas podem ser escolhidas presencialmente ou de forma virtual, por meio do blog da campanha (blognoel.correios.com.br). Estão participando crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, instituições parceiras como creches e abrigos, além de crianças em situação de vulnerabilidade social com até 10 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade.

A coordenadora regional da campanha na Bahia, Gilbenira Nery, reforça que o engajamento no estado tem sido expressivo. “É uma imensa corrente de solidariedade que une empresa, empregados, voluntários, padrinhos e madrinhas para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes. É muito gratificante perceber que toda a sociedade participa”, afirma.

Segundo ela, a expectativa é repetir o feito de 2024, quando 100% das cartas foram adotadas. A participação de empresas e organizações da sociedade civil tem sido determinante para alcançar a meta. Um dos destaques desta edição é o gesto de uma empresa que adotou 408 cartinhas de três escolas diferentes, repetindo a iniciativa solidária do ano anterior.

Pedidos mais comuns

Entre os pedidos mais comuns estão bolas, bonecas, carrinhos, mochilas, material escolar, pelúcias e kits de maquiagem. Para quem tem pouco tempo, mas deseja colaborar, os Correios permitem a entrega de presentes sem adoção de uma cartinha específica, basta deixar o item em uma das agências participantes. Todos os presentes devem ser identificados corretamente, conforme orientações disponíveis no blog.

Gilbenira também reforça que os Correios não entregam cartas nas residências, e que a adoção acontece exclusivamente nos pontos oficiais informados no Blog Noel. “Essa transparência garante que todas as etapas sejam acompanhadas, por isso pedimos que madrinhas e padrinhos cadastrem CPF ou CNPJ”, explica.

Com mais de três décadas de história, a campanha já realizou o sonho de quase 7 milhões de crianças em todo o país, promovendo inclusão, esperança e afeto neste período especial. Os bastidores e histórias emocionantes da edição 2025 podem ser acompanhados nas redes sociais oficiais dos Correios.

exclamção leia também