Estudantes de todo o país enfrentarão, neste domingo (10), o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inclui Matemática e Ciências da Natureza.
Leia também:
Enem 2024: veja o que fazer um dia antes da prova e alivie a tensão
Redação do Enem: professor sugere qual poderá ser o tema
Enem 2024: veja os assuntos que mais aparecem na prova de Humanas
Foco na interpretação! Veja como ir bem na prova de Linguagens do Enem
Para muitos, a prova de Matemática é um dos grandes desafios da maratona de dois dias, que testa não só os conhecimentos acadêmicos, mas também a capacidade de interpretar e resolver problemas em um tempo limitado.
Para ajudar os candidatos a entender como se preparar melhor para essa prova, o Portal MASSA! conversou com Janine Araújo, professora de matemática do pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko, e traz dicas que podem aumentar as chances de sucesso no exame.
Estrutura e dinâmica da prova
De acordo com ela, um dos traços mais marcantes da prova de Matemática do Enem é a sua contextualização. "[A prova] coloca situações do seu cotidiano e transforma em uma situação problema para que você possa interpretar aquele contexto e jogar na linguagem matemática para resolver", comenta.
A docente também pontuou que a leitura dos comandos das questões é essencial para compreender o que está sendo pedido. A técnica de começar pela leitura da pergunta final e depois retornar ao enunciado ajuda a focar nos dados importantes e a evitar interpretações equivocadas.
Geralmente o comando está no finalzinho. Inicia pela pergunta depois volta para o texto para começar a sublinhar e entender cada dado
Professora de Matemática, Janine Araújo
Conteúdos importantes para revisar
Com a experiência e os anos analisando a prova, Janine identificou quais são os assuntos que mais aparecem na avaliação. “A parte de geometria plana, as figuras geométricas principais, quadrado, círculo, retângulo, sempre vai estar presente, todo ano cai”, observa a professora.
Além disso, questões sobre razão e proporção, regra de três, análise de gráficos, estatística (moda, média, mediana) e porcentagem estão entre os tópicos mais recorrentes. Janine também lembrou que a interdisciplinaridade é um ponto forte do exame, sendo comum encontrar questões que envolvam conceitos de outras áreas, como geografia e física, aplicados à matemática.
Gestão do tempo é fator importante
Uma das maiores preocupações dos candidatos é o gerenciamento do tempo, considerando que terão de resolver 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza.
Janine ressaltou a importância de ter uma estratégia bem definida. “Se fosse ao pé da letra, o aluno teria cerca de três minutos para cada questão”, pontua.
Mas o tempo vai variar de acordo com a dificuldade de cada questão, segundo a professora. “Tem questões de análise de gráfico que o aluno, em 30 segundos, consegue resolver”, acrescenta.
Ela recomendou que os alunos pratiquem simulados em casa, simulando as condições da prova para desenvolver agilidade e segurança. Além disso, Janine destacou a importância de simplificar cálculos e aplicar critérios de divisibilidade para ganhar tempo.
Escolha a melhor estratégia
A professora do Instituto Cultural Steve Biko recomenda que os candidatos abordem a prova de forma estratégica, começando pelas questões que consideram mais fáceis e tem maior domínio.
Comece pelas questões em que se sente mais seguro, pelas questões mais tranquilas. Em geral são os conteúdos de razão, proporção, porcentagem, transformação de unidade de medidas, equação do 1º e 2º grau, além da parte básica de fração e números decimais
Professora de Matemática, Janine Araújo
Priorizar essas questões ajuda o candidato a ganhar confiança e ritmo para seguir em frente com a prova. A estratégia começa, inclusive, antes mesmo da prova: relaxe nos últimos dias, faça coisas que gosta, e chegue confiante no domingo.
Instituto Cultural Steve Biko
O Pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko (ICSB) é uma iniciativa pioneira do Movimento Negro que, desde 1992, vem promovendo o acesso de estudantes negros e negras ao ensino superior.
Criado a partir da Cooperativa Steve Biko, fundada e gerida por estudantes e professores negros da Bahia, o curso oferece anualmente 75 vagas em uma turma noturna, com um cadastro de reserva de 25 vagas.
A TARDE Educação
O Programa A TARDE Educação tem sido um pilar na formação continuada dos professores, impactando os estudantes, além de fomentar uma cultura de respeito e empatia nas escolas parceiras. Com ações formativas, materiais direcionados e suporte ativo aos facilitadores, o Programa contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como regulação emocional e práticas de convivência saudável, fortalecendo a base socioemocional das instituições educacionais.