A reta final chegou! A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa, neste domingo (3), com as temáticas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. O clima entre os estudantes é de pura expectativa, especialmente no que diz respeito ao tema da redação.
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Para garantir que você esteja pronto para escrever o seu texto, o Portal MASSA! conversou com o professor Saulo Luz, do pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko. Ele no apenas comentou o que acredita que será o tema da prova, como deu uma série de outras dicas para se dar bem.
Como fazer uma boa redação
A primeira e mais preciosa dica do professor diz respeito ao cuidado em conhecer o gênero textual exigido pelo Exame. A redação deve ser escrita no modelo dissertativo argumentativo, que significa defender uma ideia ou ponto de vista sobre um tema específico, usando argumentos bem fundamentados.
É claro que não é uma receita de bolo, mas o professor explica, de maneira prática, qual é a estrutura que você deve seguir para pontuar nesta competência. Ele recomenda dividir as 30 linhas em quatro parágrafos: introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
Na introdução apresente o tema, a sua opinião sobre e dois argumentos para defendê-la. Em cada desenvolvimento você vai falar do argumento que você apresentou na introdução. Na conclusão você vai apresentar uma solução para os problemas que você apontou, dizendo qual será o agente, o meio, o efeito e o detalhamento.
Saulo Luz, professor de Redação
Na teoria, essa é a estrutura. Com isso, o candidato deverá apresentar os textos motivadores que acompanham a prova para compreender o tema, caso não tenha domínio, e usar o seu conhecimento de mundo para defender a sua opinião acerca do que foi apresentado – sem ferir os direitos humanos ou a Constituição Federal, claro!
Repertório e entendimento de mundo
Utilizar o repertório sociocultural significa trazer exemplos e referências que demonstrem conhecimento de mundo e compreensão sobre o tema proposto. Pode ser a partir do uso de ideias de filósofos, cientistas, ou outros pensadores relevantes, assim como mencionar acontecimentos históricos ou situações atuais relevantes.
Não menos importante, os candidatos podem usar situações do cotidiano, coisas que estão mais próximas de sua realidade, como séries, filmes, músicas e livros populares. O que importa é ilustrar o seu ponto de vista com coerência, como destaca o professor.
Há uma ideia de sofisticação, de apenas usar citações de grandes pensadores. A avaliação do Enem não faz essa distinção! O que é avaliado é se o candidato teve pertinência no argumento. Se a música usada como repertório tem a ver com o tema e o candidato conseguiu desenvolver o argumento, é válido.
Saulo Luz, professor de Redação
Esse mesmo repertório é de fundamental importância no momento de escrever a conclusão e a sua proposta de intervenção. O professor alerta para a importância de conhecer as estruturas de poder do país, evitando, assim, fazer atribuições equivocadas.
“Entender como funcionam os poderes nas esferas federais, estaduais e municipais. Isso porque você pode ter apontado um problema de esfera federal e, por isso, não pode propor que a prefeitura resolva”, ressalta o professor.
Qual deverá ser o tema?
O que gera mais expectativa nos estudantes é o desconhecimento total de qual será o tema da redação. Em geral, ao longo do ano, os professores de redação fazem apostas de qual poderá ser a temática abordada, e essas apostas têm relação com o contexto social do momento.
A sugestão do professor Saulo é que os alunos se preparem para dissertar sobre liberdade de expressão, desinformação e fake news. Ele acredita que o tema da prova de redação estará nesse universo.
Talvez possa ser algo que envolva o debate sobre o uso do celular em sala de aula
Outras apostas do professor envolvem temas de grandes áreas como educação, e questões sociais de gênero e raça. “Talvez possa ser algo que envolva o debate sobre o uso do celular em sala de aula, que é algo que está em votação no Congresso”, também sugeriu.
Instituto Steve Biko
O Pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko (ICSB) é uma iniciativa pioneira do Movimento Negro que, desde 1992, vem promovendo o acesso de estudantes negros e negras ao ensino superior.
Criado a partir da Cooperativa Steve Biko, fundada e gerida por estudantes e professores negros da Bahia, o curso oferece anualmente 75 vagas em uma turma noturna, com um cadastro de reserva de 25 vagas.
A TARDE Educação
O Programa A TARDE Educação tem sido um pilar na formação continuada dos professores, impactando os estudantes, além de fomentar uma cultura de respeito e empatia nas escolas parceiras. Com ações formativas, materiais direcionados e suporte ativo aos facilitadores, o Programa contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como regulação emocional e práticas de convivência saudável, fortalecendo a base socioemocional das instituições educacionais.